Na maioria das vezes, seu sistema imunológico mantém você saudável combatendo patógenos e prevenindo infecções. Às vezes, porém, por razões desconhecidas, seu corpo pode lançar um ataque contra suas próprias células. Isso é chamado de autoimunidade e é a causa mais comum de hipotireoidismo, ou hipoatividade da tireóide. Também é responsável pela doença celíaca, uma condição que requer que você siga uma dieta sem glúten. A ciência ainda está desvendando o mistério da autoimunidade, mas as evidências sugerem uma conexão entre hipotireoidismo e doença celíaca.
A conexão autoimune
A tireoidite de Hashimoto é o nome clínico para quando o sistema imunológico produz anticorpos que atacam o tecido da tireoide . Com o tempo, esse ataque contínuo pode causar disfunção tireoidiana. Se você tem uma doença auto-imune, corre o risco de ter outra. Por exemplo, se você tem doença celíaca, corre o risco de ter Hashimoto e vice-versa. Celíacos é quando o sistema imunológico produz anticorpos que atacam o revestimento de seus intestinos em resposta ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada.
Uma descoberta intrigante
A revista "Tireóide" publicou um estudo em 2008, que encontrou uma conexão entre doença celíaca e disfunção tireoidiana. Pesquisadores descobriram que o anticorpo responsável pela doença celíaca pode se ligar ao tecido da tireóide e pode contribuir para o desenvolvimento de hipotireoidismo em pessoas com doença celíaca. Antes desta descoberta, pensava-se que o anticorpo envolvido no celíaco afetava apenas o tecido intestinal. Os autores observaram que, em pessoas com doença celíaca, a disfunção tireoidiana melhora com uma dieta sem glúten.
Dieta sem glúten e medicação hipotireoideana
Em um estudo publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, "Os pesquisadores descobriram que celíacos aumenta a necessidade de medicamentos para a tireóide em pessoas que têm tanto celíacos como hipotireoidismo. Os celíacos danificam a parede do seu intestino, o que diminui a sua capacidade de absorver nutrientes, assim como o medicamento da tiróide. Os pesquisadores descobriram que os pacientes com doença celíaca precisavam de uma dose maior de medicação para a tireóide para normalizar seus níveis, comparados àqueles que não têm celíacos. Eles também descobriram que, após uma dieta sem glúten, eliminaram a necessidade de uma dose maior de remédio para a tireoide. O estudo foi publicado em março de 2012.
Food for Thought
Obter uma lista de alimentos seguros para pacientes celíacos pode ajudá-lo com compras e planejamento de refeições. O glúten é encontrado em muitos alimentos, como massas, biscoitos, bolachas, pães, molhos, saladas, sopas, cereais, carnes processadas e salgadinhos temperados. Você precisará restringir sua dieta a alimentos mais naturais e menos processados, como frutas e legumes frescos, carnes magras frescas, arroz, quinoa, feijão e outras leguminosas, nozes e sementes não processadas. Verifique os rótulos dos ingredientes que contêm trigo, centeio ou cevada. Ingredientes que contêm trigo incluem farinha de trigo duro, bulgur, farinha de graham, espelta e sêmola.