O glúten é uma proteína que pertence aos grãos de cevada, trigo e centeio. É uma proteína elástica que captura o dióxido de carbono liberado da levedura, fazendo com que os pães subam. Enquanto o glúten não é um problema para todos, para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten, o glúten pode causar problemas de saúde. Infelizmente, remover esses grãos da dieta não é fácil. O glúten é usado em muitos produtos de consumo que não sejam alimentos, incluindo vitaminas, medicamentos, malte, batom e creme dental.
Doença celíaca
Aproximadamente 2 milhões de americanos têm doença celíaca, uma doença autoimune desencadeada pelo consumo de glúten. Segundo a American Diabetes Association, 10% dos diabéticos tipo 1 também têm doença celíaca. O glúten pode danificar o intestino delgado, proibindo a absorção de nutrientes vitais, o que pode levar a deficiências de vitaminas. Dor abdominal, inchaço e diarréia podem ocorrer, mas algumas pessoas não apresentam sintomas. A doença celíaca pode expressar-se de outras formas, como anemia, depressão, dor nas articulações, cãibras musculares, erupção cutânea, formigamento nos pés e nas pernas, osteoporose ou dor de estômago. Deficiências de vitaminas podem resultar em fadiga, fezes oleosas, perda de peso e perda óssea. Como os sintomas da doença celíaca imitam outros distúrbios digestivos, o diagnóstico pode ser difícil. Os métodos para testar a doença celíaca incluem triagem de sangue e biópsia intestinal. Não há cura para a doença celíaca; o melhor tratamento é evitar o glúten.
Intolerância ao glúten
Pessoas com doença celíaca têm altos níveis sanguíneos de anticorpos específicos. No entanto, algumas pessoas podem experimentar os sintomas digestivos depois de comerem glúten, mas apresentarem teste negativo para doença celíaca e não apresentarem danos intestinais. Esta condição é categorizada como intolerância ao glúten. Reduzir ou remover o glúten da sua dieta ajuda a evitar os sintomas. Outra condição causada pelo glúten é a dermatite herpetiforme, que afeta cerca de um quarto das pessoas diagnosticadas com doença celíaca. Esta condição envolve uma erupção cutânea com bolhas, tipicamente nas nádegas, cotovelos e joelhos. Esta condição nem sempre acompanha os sintomas digestivos. O diagnóstico é confirmado por exame de sangue ou biópsia da pele. O tratamento inclui antibióticos para a erupção cutânea e a remoção do glúten da dieta.
Alimentos sem glúten
Grãos que não contêm glúten incluem arroz, milho, quinoa, grits, fubá, trigo mourisco, amaranto e araruta . Carnes não moídas, frutas, legumes, batatas, vinho e a maioria dos produtos lácteos não contêm glúten, mas você deve sempre verificar o rótulo. Se não tiver certeza, visite o site do produto ou entre em contato com o fabricante. Muitos fabricantes rotulam produtos sem glúten; um padrão proposto pela FDA para a rotulagem do glúten está no horizonte no momento da publicação.
Alimentos para evitar
Os pães são alimentos óbvios para evitar, mas outros produtos alimentícios que contêm glúten não são tão óbvios. Estes podem incluir cerveja, sopas, imitação de frutos do mar, batatas fritas, molho de salada, molho de soja, molho e algumas carnes frias. Tenha cuidado especial com os alimentos processados, pois o glúten pode ser um complemento adicional. Verifique o rótulo, muitos produtos que normalmente contêm glúten, como cerveja, estão sendo processados sem glúten e são rotulados como tal.