casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Glúten e café

As pessoas sensíveis ao glúten podem ter uma condição conhecida como doença celíaca. Em pessoas com esse distúrbio, o glúten em produtos de trigo e assados ​​irrita o revestimento do intestino, resultando em sintomas desconfortáveis ​​que variam de diarréia a náusea. Em geral, o café não contém glúten, portanto, não desencadeia os efeitos da doença celíaca. No entanto, alguns tipos de café substituto ou café embalado em certos ambientes podem conter glúten.

Café fresco

Café torrado fresco não contém glúten. As plantas de café produzem grãos de café como suas sementes. O processo de moagem do café não adiciona glúten aos grãos. Embora o glúten e substâncias semelhantes provenham de fontes vegetais, incluindo trigo, centeio e cevada, as proteínas dentro das sementes de café não têm glúten. O Centro Médico da Universidade Estadual de Ohio lista café e café descafeinado como uma opção alimentar aceitável para aqueles com doença celíaca.

Fontes de glúten

Alguns cafés aromatizados contêm aditivos feitos com farinha de trigo ou outras formas de grãos. Os aromas de xarope concebidos para serem adicionados ao café quente podem conter glúten, dependendo do tipo de xarope. Glicose ou xarope de milho puro deve ser livre de glúten. Algum café instantâneo - os grânulos liofilizados que você obtém em recipientes de vidro - contém farinha de trigo como ingrediente. Outra fonte potencial de glúten em uma xícara de café é de leite desnatado ou em pó.

Contaminação

Algum café liofilizado pode incluir ingredientes de enchimento contendo glúten, particularmente se o café vier em um pacote não marcado ou de um país que não exige informações sobre o produto no rótulo. Aqueles com doença celíaca devem sempre ter cuidado com os produtos que podem ser embalados em um ambiente onde a farinha ou grãos podem contaminar o produto principal. Todos os pacotes de café vendidos nas lojas dos EUA devem informar se o produto contém glúten.

Considerações

Verifique os frascos de armazenamento em que você guarda seu café. Se um frasco continha anteriormente farinha, então ele pode contaminar seu café e provocar algum desconforto no intestino. Algumas lojas de saúde vendem alternativas de café feitas com cevada ou grãos similares. Estes podem conter glúten, embora deva indicar claramente na embalagem, se o fizerem. Ingredientes em substitutos do café a serem observados incluem amido gelatinizado, amido alimentar modificado e amido vegetal. Todos estes podem indicar a possibilidade de glúten no produto.