A espirulina, um tipo de alga verde-azulada, denso em nutrientes, é muitas vezes elogiada por suas ricas concentrações de vitaminas, minerais e antioxidantes. Embora a pesquisa tenha determinado uma série de potenciais aplicações de saúde para a Spirulina, os riscos deste suplemento não devem ser negligenciados. A espirulina tem sido frequentemente promovida para tudo, desde baixar o colesterol e aumentar a energia até o tratamento da síndrome pré-menstrual e depressão. Deve-se notar, no entanto, que a falta de comprovação científica desses usos.
Excepcional Valor Nutricional
Uma das vantagens mais notáveis da espirulina é o seu perfil nutricional completo. A Universidade de Maryland Medical Center observa que este alimento único é rico em vitaminas do complexo B, zinco, vitamina E, beta-caroteno, cobre, selênio, ferro e ácidos graxos essenciais. Além disso, a espirulina é de cerca de 62 por cento de proteína em peso. A completude nutricional da spirulina faz dela um alimento funcional com propriedades multivitamínicas. Spirulina pode ser útil para evitar deficiências nutricionais e promover a boa saúde geral.
Spirulina pode ajudar a aumentar a produção de anticorpos - substâncias que ajudam a combater infecções e doenças crônicas. A UMMC observa, no entanto, que esses efeitos não foram testados em seres humanos. "Journal of Medicinal Food" descobriu que a suplementação de espirulina foi capaz de ajudar a reduzir os efeitos da rinite alérgica - alergias do nariz, geralmente em resposta a poeira, pólen ou caspa. De acordo com a UMMC, em testes de tubo de ensaio, a espirulina também foi eficaz na promoção do crescimento de bactérias intestinais boas, conhecidas como probióticos.
Cuidado com as Toxinas
A desvantagem mais conhecida da spirulina é seu potencial ser contaminado com toxinas conhecidas como micocistinas, que podem absorver metais pesados. Como especialista em nutrição Michael Greger explica, embora a spirulina em si não seja uma alga produtora de toxinas, o processo de colheita pode incluir inadvertidamente pequenas quantidades de outras algas que produzem toxinas. Greger observa que isso explica muitos testes que encontraram vários suplementos de espirulina para serem contaminados com toxinas. A UMMC, no entanto, observa que a spirulina só pode absorver metais pesados da água em que é cultivada; Portanto, é importante comprá-lo de um fabricante confiável.
Medidas e Considerações MedlinePlus classifica os suplementos de espirulina como "possivelmente seguros" para a maioria das pessoas, desde que estejam livres de microcistinas, metais tóxicos e bactéria nociva. Porque spirulina estimula o funcionamento do sistema imunológico e pode aumentar os sintomas de doenças auto-imunes, MedlinePlus recomenda aqueles com doenças como esclerose múltipla, lúpus e artrite reumatóide evitá-lo. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar que a espirulina seja segura e, como as crianças são mais sensíveis aos contaminantes, é ainda mais importante que elas consumam um produto livre de contaminantes.