As cristas de unha são pequenas linhas levantadas que podem se desenvolver vertical ou horizontalmente nas unhas das mãos e dos pés. Às vezes, elas ocorrem naturalmente, mas também podem ser o resultado de uma deficiência nutricional. Além disso, os sulcos da unha às vezes são um sintoma de uma condição médica séria que deve ser avaliada por um profissional médico. O primeiro passo na prevenção de cristas de unha é identificar a causa subjacente deste problema.
Lutar contra o tempo do pai
Às vezes, as unhas desenvolvem cristas verticais à medida que o corpo envelhece. Esta é uma parte normal do processo de envelhecimento e não é nada para se alarmar. Se esta é a causa de suas cristas de unhas, você não pode evitá-las, mas você pode minimizar a aparência das cristas verticais, polindo-as e também usando um esmalte opaco, que tende a minimizar os sulcos. No entanto, não use polimento puro, porque ele tende a destacar a aparência das cristas de unhas.
Deficiência de ferro de combate
Uma quantidade insuficiente de ferro na dieta provoca coiloníquia, que resulta em unhas anormais que têm levantado cumes, são finos e curva para dentro. Neste caso, você pode combater sua deficiência de ferro e suas cristas de unhas comendo alimentos ricos em ferro. Boas fontes de ferro incluem frango, peru, feijão, ervilha, lentilha seca, peixe, carnes - especialmente fígado, manteiga de amendoim, soja e pão integral. Além disso, você pode tomar suplementos de ferro para acumular estoques de ferro e evitar cristas de unhas.
Ataque anemia por deficiência de ferro Anemia por deficiência de ferro é uma perda extrema de ferro. Pode ser causada por períodos menstruais pesados ou longos ou pelo uso excessivo de ibuprofeno, aspirina ou artrite. No entanto, a anemia por deficiência de ferro também pode ser causada por condições médicas, como câncer de cólon, estômago ou esôfago, úlcera péptica, doença de Crohn ou doença celíaca. A anemia por deficiência de ferro também pode causar falta de ar, tonturas, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominal alta, mau humor e problemas de concentração. Se você não tem certeza da causa de sua anemia por deficiência de ferro, consulte o seu médico para descartar um problema de saúde grave.
Tratar o Líquen Plano
O líquen plano é uma doença auto-imune que pode afetar as unhas, couro cabeludo ou pele. Quando afeta as unhas, causa sulcos nas unhas. Embora a causa exata do líquen plano não tenha sido identificada, a Academia Americana de Dermatologia relata que um distúrbio autoimune faz com que o sistema imunológico trate a pele, unhas e outras partes infectadas como objetos estranhos, o que faz com que o corpo lute contra si mesmo. O líquen plano não pode ser evitado, mas as opções de tratamento incluem corticosteróide na forma de injeções, pílulas, cremes e pomadas.
Evite envenenamento por arsênico - de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o envenenamento por arsênico pode causar cristas de unhas . O arsênico é um químico semi-metálico presente nas águas subterrâneas, quando as rochas localizadas no subsolo liberam essa substância na água. Outras fontes de contaminação por arsênico incluem trabalhar em indústrias que produzem vidro, tratam madeira ou produzem e usam certos produtos químicos. Além disso, alguns alimentos, como aves, carnes e peixes, contêm arsênico como resultado dos antibióticos fornecidos a esses animais. O arroz também contém altos níveis de arsênico. As cristas de unha do envenenamento por arsênico podem ser evitadas testando-se água doméstica, água da chuva e água do poço em arsênico, e usando um sistema de remoção de arsênico. Os funcionários de indústrias suscetíveis também devem ter certeza de que estão seguindo os procedimentos de trabalho para limitar a exposição ao arsênico.