O fósforo vermelho é uma substância avermelhada cristalina, quase opaca, que é inflamável e pode explodir quando combinada com outros produtos químicos. O fósforo é um elemento encontrado na rocha fosfática. Aquecimento de fósforo branco a 482 graus F e expô-lo à luz solar cria fósforo vermelho. Emite gás fosfórico que é tóxico quando misturado com água e oxigênio. Pode inflamar-se espontaneamente ou de uma faísca, calor ou fricção.
Ocorrências naturais
O fosfato é um mineral na crosta terrestre, bem como um componente de material ósseo humano e animal. O solo fértil contém fósforo, que também pode ser encontrado no leito oceânico e em pequenas quantidades em granito.
Drogas Ilegais
O fósforo vermelho é misturado com iodo e efedrina para produzir drogas ilegais. O fósforo vermelho é um dos principais ingredientes encontrados na metanfetamina, relatam os toxicologistas do Escritório de Avaliação de Perigo para a Saúde Ambiental. A combinação química é cozida sob calor regulado ou fabricada sob o chamado método a frio, que envolve deixar os produtos químicos expostos à luz do sol para fazer as interações necessárias para a droga. Quando misturado com cristais de iodo, o fósforo vermelho pode inflamar.
Usos comerciais
O fósforo vermelho pode ser encontrado na placa impressionante em caixas de fósforos. Os fabricantes de fogos de artifício usam para fazer pirotecnia, e é encontrado na fonte de ignição. Outras fontes comerciais de fósforo vermelho incluem certos ratos e venenos de rato, vários fertilizantes e pesticidas. Os retardadores de chamas geralmente contêm fósforo vermelho nos revestimentos usados para proteger certos polímeros. O fósforo vermelho também é usado em bombas de fumaça e balas traçadoras.
Fontes de fósforo vermelho, considerado um poluente atmosférico perigoso, são emitidas de algumas fábricas. Empresas que produzem ácido fosfórico, fosforeto metálico, bronze fosforoso e outros compostos fosforosos usam o elemento. É uma fonte de contaminação de produtores de semicondutores que o usam como aditivo. Emissões de compostos de fósforo vermelho, muitas vezes são encontrados perto de empresas de serviços elétricos, serviços sanitários e fabricantes de produtos petrolíferos.
Risco de Saúde
Fósforo é extremamente tóxico para os seres humanos. Além de suas capacidades extremas de ignição e capacidade de causar explosões e queimaduras, o fósforo vermelho é irritante para os olhos. O fósforo não é carcinogênico, mas a exposição excessiva ao mineral pode causar danos aos sistemas cardiovascular e gastrointestinal e ao fígado e rins.