Fermentação é um processo em alimentos e bebidas usados para converter carboidratos em álcool, ácidos orgânicos ou dióxido de carbono. É usado para criar bebidas alcoólicas e preservar certos alimentos. De acordo com o especialista em saúde natural, Andrew Weil, MD, a fermentação pode tornar os alimentos mais digeríveis e os nutrientes mais atingíveis. Para as pessoas com síndrome do intestino irritável (IBS), um distúrbio do trato digestivo inferior, alimentos fermentados podem trazer inúmeros benefícios. Para melhores resultados, a orientação do médico é sugerida.
Leite Fermentado
Leite fermentado, também chamado de leite cultivado, é o leite fermentado com ácido lático. Devido ao processo de fermentação, o leite fermentado contém probióticos - bactérias saudáveis conhecidas por melhorar a função digestiva e reduzir as bactérias nocivas no corpo. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), a ingestão de probióticos pode ajudar a reduzir a dor abdominal, constipação e gases associados à SII.
As pessoas podem digerir mais facilmente produtos lácteos fermentados em comparação com produtos lácteos não fermentados, que podem desencadear Explosões IBS em algumas pessoas. Nos Estados Unidos, o leite fermentado está disponível em inúmeras variedades, incluindo leitelho, leite acidophilus e kefir, que é uma bebida semelhante a iogurte.
Iogurte
O iogurte deriva de produtos lácteos fermentados e pode fornecer probiótico semelhante benefícios. De acordo com um artigo do "New York Times" publicado em setembro de 2008, cepas probióticas no iogurte podem melhorar os sintomas da SII, como a diarréia; no entanto, nem todo iogurte contém probióticos úteis. Por essa razão, recomenda-se inspecionar as embalagens de alimentos quanto a conteúdo probiótico específico e evidências de suporte.
Iogurtes contendo "culturas vivas e ativas" tendem a conter probióticos com benefícios digestivos. Tal como acontece com o leite fermentado, iogurte pode fornecer uma opção de produtos lácteos digestíveis e uma fonte de cálcio para pessoas com SII.
Chucrute
Chucrute é repolho picado que foi fermentado por bactérias do ácido láctico. De acordo com Weil, o chucrute enlatado está muito longe do chucrute caseiro, que é feito colocando-se repolho e sal em uma panela de cerâmica selada. Ao longo de 3 dias à temperatura ambiente, o sal extrai a umidade do repolho e causa a fermentação.
O Weil considera o chucrute um alimento de baixa caloria, facilmente digerível, acessível e simples de preparar. Também é rico em vitamina C - um nutriente que pode apoiar a força do sistema imunológico em pessoas com SII. Chucrute também fornece quantidades valiosas de fibra dietética. O UMMC sugere alimentos ricos em fibras como um meio de reduzir gases, inchaço e constipação em portadores de IBS.