O interesse no uso de medicina complementar e alternativa (CAM) para o IBS continua a crescer, apesar de não haver pesquisas científicas conclusivas. Para ser claro, terapias complementares são feitas em adição aos tratamentos médicos tradicionais; terapias alternativas são feitas em vez de tratamentos médicos. As terapias de CAM podem ser agrupadas em várias categorias, incluindo somática (acupuntura ou massagem), mente-corpo (como hipnose ou meditação), exercícios de respiração ou movimento (como ioga ou tai chi) e suplementos herbáceos /dietéticos. : Acupuntura e fisioterapia - A acupuntura não tem se mostrado mais eficaz do que a acupuntura placebo na melhoria dos sintomas ou qualidade de vida em pacientes com SII. No entanto, alguns pacientes com IBS afirmam que a acupuntura alivia a dor.
Em relação à fisioterapia, a abordagem Clear Passage é uma terapia prática baseada na ciência, desenvolvida em mais de 25 anos de estudo. Ele foi projetado para reduzir e eliminar as aderências abdominais, que podem estar subjacentes à IBS, SIBO e dor abdominal e pélvica crônica.
Mente-Corpo: Terapias Psicológicas e Hipnose
Dez diferentes tratamentos psicológicos para a IBS foram avaliados. A pesquisa mostra que o seguinte pode ser útil: terapia cognitivo-comportamental, hipnoterapia, psicoterapia multicomponente e psicoterapia dinâmica.
A hipnose tem se mostrado um tratamento eficaz para a IBS em vários estudos clínicos. Olafur S. Palsson, Psy.D., Professor de Medicina, Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, padronizou um protocolo de tratamento de hipnose IBS.
Meditação e Yoga
Nenhum estudo sobre SII foi conduzido para meditação e tratamentos específicos de movimento, como tai chi e yoga. No entanto, provocando a resposta de relaxamento através destas técnicas reduz a resposta ao estresse, que beneficia a saúde em geral.
Herbal /Suplementos Dietéticos
Suplementos de ervas e botânicos têm sido usados para tratar uma variedade de doenças durante séculos. Embora muitos produtos estejam disponíveis sem a necessidade de receita médica, informações claras sobre eficácia, segurança e interação medicamentosa são escassas. A pesquisa que avalia remédios fitoterápicos chineses para o IBS mostrou resultados mistos. Os principais problemas com produtos fitoterápicos em geral são múltiplos ingredientes, falta de clareza em relação aos ingredientes ativos e falta de padronização.
Se considerar suplementos fitoterápicos ou botânicos, os pacientes devem informar seu médico. Como as drogas, elas têm atividade química e biológica e podem causar efeitos colaterais ou interagir negativamente com certos medicamentos. Aqui estão alguns exemplos de produtos vendidos sem receita médica que podem ser úteis e usados em combinação:
1) Beano é a marca de um suplemento contendo enzimas naturais que podem quebrar os carboidratos complexos encontrados em muitos alimentos, como feijão, legumes e grãos integrais.
2) Produtos contendo alfa-amilase aumentam a função das enzimas intestinais que decompõem os carboidratos (glicosidases).
3) Iberogast foi desenvolvido na Alemanha mais de 50 anos atrás e contém nove ervas baseadas no Ocidente.
4) A lactase é a enzima que decompõe o carboidrato da lactose em produtos lácteos. Produtos lácteos contendo lactase e suplementos de enzimas também estão disponíveis (como a bebida, Lactaid).
5) Óleo de hortelã-pimenta tem sido usado como uma ajuda digestiva durante séculos, com efeitos antiespasmódico, analgésico e antimicrobiano. Enquanto várias formulações de óleo de hortelã-pimenta estão disponíveis, IBGard é a marca de um suplemento dietético de óleo de hortelã apoiado por pesquisas científicas para o manejo da SII.
6) Probióticos são suplementos contendo microorganismos vivos que, quando ingeridos, podem exercer um efeito benéfico sobre o hospedeiro. Os probióticos são geralmente seguros e bem tolerados. Acredita-se que os probióticos exercem sua influência sobre a microbiota intestinal por vários mecanismos, incluindo a estabilização da motilidade, melhoria da defesa (intestino permeável), efeitos antibacterianos e /ou antifúngicos, impedindo a aderência de patógenos ao revestimento intestinal, regulação imunológica, anti Efeitos inflamatórios e mais.
O número crescente de produtos probióticos disponíveis varia em qualidade daqueles que foram testados e validados cientificamente para aqueles que têm alegações infundadas de benefícios para a saúde. Se probióticos são usados, recomenda-se que um determinado produto seja tomado por pelo menos quatro semanas nas doses recomendadas pelo fabricante ao avaliar o benefício terapêutico e os efeitos colaterais indesejados.
Vários probióticos têm sido estudados e são comumente usados. Lactobacillus é um constituinte comum de muitas preparações comercialmente disponíveis, incluindo lactobacillus GG em Culturelle. A bifididobactéria também é um constituinte comum de muitos produtos. Bifidobacterium infantis 35624 é uma estirpe específica (encontrada no produto Align). A Bifidobacterium lactis é encontrada em muitos produtos, e uma marca é a cultura probiótica exclusiva Bifidus Regularis, ou Bifidobacterium lactis DN-173 010, encontrada no iogurte Activia.
Muitos probióticos multistraína estão comercialmente disponíveis, incluindo o VSL # 3. Saccharomyces boulardii é uma levedura. Uma marca é Florastor.
Crescimento Bacteriano Intestinal Pequeno (SIBO)
SIBO é comumente associado com SII. Há um interesse crescente e algumas evidências para o tratamento de SIBO com suplementos de ervas. Allison Siebecker, N.D., mantém um site muito informativo sobre o diagnóstico e tratamento da SIBO.
, , ] ]