A importância e atenção que tem sido gerada pela prática e participação na medicina holística é evidência de seu grande apelo para pessoas que querem se envolver e ser proativas em seus próprios cuidados de saúde. Muitas das terapias classificadas como holísticas - tratamento da pessoa como um todo - também são conhecidas como medicamentos complementares e alternativos. Existem muitos tipos de terapias que estão sob a égide da medicina holística.
Ayurveda
O fundador da Associação Médica Holística Americana e editor da "Enciclopédia Ilustrada das Terapias de Cura Alternativas", Dr. Norman Shealy apoia a ideia de que "o Ayurveda é o mais antigo sistema holístico de medicina atualmente praticado". Sua filosofia, originária da Índia, baseia-se em como os cinco elementos - éter, ar, fogo, água e terra - se combinam com a alma de cada indivíduo e como essa combinação influencia ou controla as inúmeras funções do corpo. Existem três conjuntos de combinações, ou 'tridoshas', que são a base do diagnóstico e das prescrições. "They are: Vata, Pitta, Kapha.", 3, [[Cada dosha é uma combinação de dois dos cinco elementos e o tratamento para cada dosha varia de acordo.
Acupuntura
O mais conhecido das formas holísticas da medicina, a acupuntura, vem da medicina tradicional ocidental chinesa Medicina ou MTC. Tem sido praticado na China há milhares de anos com base na crença de que a força vital, ou 'qi ou chi', pode ser equilibrada por pontos de acupuntura reconhecidos por chave de alfinete ao longo dos meridianos. Estes meridianos, ou canais de energia, ligam-se aos órgãos do corpo. Dos 500 pontos de acupuntura, 100 são comumente usados em agulhas. Notícias dos EUA &World Report publicou os resultados positivos de um estudo de 1200 pacientes em tratamento com acupuntura. O estudo confirmou que tanto a acupuntura convencional quanto a acupuntura simulada, que são agulhadas sem aderir aos pontos de acupuntura específicos, beneficiaram os pacientes no tratamento de sua dor lombar.
Reiki