A terapia por ultrassonografia é um tipo de tratamento de aquecimento profundo para lesões de tecidos moles, que basicamente aumentam a taxa na qual o tecido cicatriza. A terapia por ultrassom também pode ser usada para administrar medicamentos sob a pele em um processo chamado de fonoforese. Uma máquina de ultra-som emite ondas sonoras de alta freqüência que permeiam o tecido mole do corpo e promovem sua cicatrização. Portanto, pode ser um tratamento efetivo para lesões atléticas.
Considerações
Como a terapia ultrassônica emite ondas sonoras em uma frequência tão alta, elas não podem ser transmitidas pelo ar; em vez disso, um meio, como gel ou água, é usado. Tratamentos de ultra-som são benéficos, mas há momentos em que não é apropriado. Por exemplo, pacientes que sofrem de déficits sensoriais, má circulação, tumores e fraturas cancerígenas, bem como usuários de marcapasso, não podem receber tratamento com ultra-som. Como resultado, os tratamentos de ultra-som devem ser administrados por profissionais de saúde treinados.
Freqüência
A taxa de aquecimento e a profundidade que a energia atinge são determinadas pela frequência. O parâmetro de frequência para o tratamento com ultra-som é medido em megahertz, MHz, que é "um milhão de ciclos por segundo". Um MHz afeta o tecido que é de aproximadamente 2 polegadas de profundidade e 3 MHz efetua o tecido que tem aproximadamente 1/4 de polegada de profundidade. O ciclo de trabalho é o parâmetro determinante para os efeitos térmicos do ultrassom. Por exemplo, se a máquina estiver configurada para saída contínua, ela gerará efeitos de aquecimento, mas se ela estiver configurada para saída pulsada, ela se concentrará nos efeitos de não aquecimento. Se os efeitos térmicos são uma meta de reabilitação desejada ou não, isso é determinado pelo estágio de cura da lesão. Os efeitos térmicos são usados no treinamento esportivo para tratar condições como bursite e dor lombar.
Intensidade
A quantidade de energia, ou sua intensidade, transmitida da máquina de ultrassom é medida em watts. O número em watts indica a intensidade das ondas sonoras. Normalmente, os tratamentos de ultra-som são dadas a uma intensidade de 0,3 a 5 watts.
Duração
A duração do tratamento com ultra-som é determinada pelo tamanho da estrutura alvo, a intensidade utilizada e os objetivos específicos do tratamento. Se a frequência é definida em 1 MHz, a duração é entre 10 e 12 minutos. Se a frequência estiver configurada para 3 MHz, a duração é de três a quatro minutos. Geralmente, os tratamentos com ultra-som continuam por 10 a 14 dias.