Um estômago vazio e saudável é muito ácido, com um intervalo de pH normal de 1,5 a 2,5. Imediatamente após o consumo de uma refeição, o pH do estômago aumenta para um intervalo de 4,0 a 6,0. O pH do conteúdo do estômago é frequentemente testado para ajudar a diagnosticar doenças gastrointestinais, e depois de uma sonda nasogástrica ter sido inserida no estômago para verificar se o tubo foi colocado corretamente. Se o líquido obtido por aspiração da sonda nasogástrica de um paciente que não tenha comido em pelo menos duas horas tiver um pH de 1,5 a 2,5, a colocação no estômago pode ser confirmada.
Don luvas e lugar toalhas de papel em uma superfície plana, como uma mesa ou bancada. Coloque uma tira de litmus nas toalhas de papel como preparação para o procedimento.
Desligue a sucção se o estômago do paciente estiver sendo aspirado pela sonda nasogástrica.
Remova a tampa da seringa. Destape a sonda nasogástrica se o estômago do paciente não tiver sido aspirado. Remova a sonda nasogástrica da porta de sucção se seu estômago estiver sendo aspirado.
Insira a seringa na sonda nasogástrica e puxe o êmbolo para recuperar o conteúdo do estômago.>
Retire a seringa da sonda nasogástrica e coloque-a sobre as toalhas de papel. Retornar a sonda nasogástrica para a porta de sucção se o estômago do paciente estava sendo aspirado ou recapitular a sonda nasogástrica se não.
Expulsar uma pequena quantidade do conteúdo do estômago para a banda de tornassol, empurrando o pistão da seringa.
Aguarde o tempo especificado no gráfico de pH do litmus, que normalmente é de um minuto.
Compare a cor da faixa de litmus para as cores no gráfico de pH litmus. Combine a cor da faixa com a cor que mais se aproxima no gráfico para determinar o pH do conteúdo estomacal.
Coisas necessárias
Luvas
Toalhas de papel
Seringa
Litmus strip
Carta de pH Litmus