casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os perigos dos sabonetes e produtos de limpeza antibacterianos para mãos?

Os sabonetes e limpadores antibacterianos facilitam e eliminam os germes. Os desinfetantes antimicrobiais para as mãos instantâneas ajudam em ambientes e situações em que pode ser difícil chegar a uma pia para lavar as mãos. Os produtos de limpeza antibacterianos que contêm o ingrediente triclosan alegam oferecer mais proteção contra os germes do que os sabonetes comuns contra algumas das doenças mais virulentas da sociedade moderna, como o estafilococo, a gripe e o estreptococo. No entanto, sabonetes antibacterianos apresentam alguns riscos, além de suas vantagens declaradas.

Falta de Benefício

Sabonetes antibacterianos podem não ser mais eficazes em matar germes do que sabão regular, de acordo com a Harvard School of Public Health. A universidade relata que lavar as mãos com sabão e água por 30 segundos reduz a contagem de bactérias nas mãos dos profissionais de saúde em 58%. Além disso, sabonetes antibacterianos podem ter um efeito exagerado de serem mais poderosos do que o necessário para fazer o trabalho.

Resistência aos antibióticos

A resistência aos antibióticos é um sério problema em potencial no campo da saúde. A resistência aos antibióticos significa que certas bactérias se tornam tão fortes que não podem mais ser tratadas com sucesso por antibióticos, e as pessoas que sofrem essas doenças enfrentarão processos de recuperação muito mais difíceis. De acordo com a Tufts University, produtos de limpeza antibacterianos podem contribuir para o problema de bactérias resistentes a antibióticos, especialmente quando usados ​​por pessoal médico ..

Disruptor Endócrino

Triclosan, o ingrediente ativo em sabonetes antibacterianos e produtos de limpeza, pode ser ligada à desregulação endócrina e câncer. De acordo com a Universidade de Colby, o triclosan pode ter efeitos estrogênicos e estimular o crescimento de células de câncer de mama. Triclosan também pode perturbar o funcionamento adequado da tiróide. A função deficiente da tireóide está ligada à depressão, ganho de peso, fadiga e perda de memória.