O ácido tânico é uma substância que ocorre naturalmente e geralmente não é prejudicial à saúde humana por si só. De fato, é freqüentemente usado como um aditivo aprovado em uma variedade de alimentos e bebidas. No entanto, você deve ter cuidado com água potável que contenha aditivos com fontes desconhecidas - mesmo que inicialmente pareçam inofensivos.
Ácido Tânico
O ácido tânico está em uma classe de substâncias químicas chamadas taninos, encontradas em muitas plantas. O ácido tânico refere-se a taninos que podem ser dissolvidos em água, ao contrário do outro tipo, ou taninos condensados. De acordo com o Departamento de Ciência Animal da Cornell University, os taninos são um grupo de compostos conhecidos como polifenóis vegetais, que fazem com que as proteínas se liguem e formem complexos. Os taninos são encontrados em muitos dos alimentos que você come, incluindo frutas, chás, vinho e ervas comestíveis - como o milho.
Segurança
Taninos podem ocorrer na água potável, geralmente a partir de fontes naturais inofensivas como folhas e casca de árvore. Embora o ácido tânico seja geralmente seguro consumir em pequenas quantidades, ele pode conferir uma cor amarelada e sabor amargo à sua água. Além disso, se a sua fonte de água em casa estiver bem molhada, a presença de ácido tânico pode indicar a contaminação de outras substâncias em sua água. Mesmo que o ácido tânico propriamente dito não seja normalmente prejudicial, sua presença na água potável indica a possibilidade de que outros aditivos mais nocivos tenham entrado em sua água. Neste caso, você deve ter seu bem inspecionado por um profissional de qualidade da água para determinar a segurança de sua água potável.
Benefícios antioxidantes
O ácido tânico pode ajudar a reduzir o risco de câncer quando consumido. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o ácido tânico pode ter um efeito antioxidante em seu corpo. Antioxidantes ajudam a proteger suas células dos radicais livres, que são substâncias nocivas que podem levar ao câncer e outras doenças crônicas. Eles também ajudam a proteger suas células de agentes mutagênicos e carcinogênicos, que também contribuem para o dano celular e a ocorrência de câncer. Outros benefícios O ácido tânico tem outros benefícios para a saúde devido às suas propriedades antimicrobianas. Os taninos da fruta parecem proteger naturalmente a fruta do crescimento de micróbios. O ácido tânico ajuda a inibir as bactérias transmitidas pelos alimentos e o crescimento de certos fungos, leveduras e vírus. Isso pode ter aplicações na indústria de alimentos, para ajudar a preservar alimentos naturalmente. Além disso, o ácido tânico tem algumas aplicações médicas, como acelerar a coagulação do sangue e reduzir a pressão arterial.