A desidratação ocorre quando a quantidade total de água em seu corpo é menor do que a necessária para sua função normal. Você pode ficar desidratado simplesmente sem beber líquidos suficientes. Vômitos, diarréia, atividade física intensa ou consumo de álcool também podem fazer com que você perca mais líquidos do que seu corpo pode poupar. Existem vários sinais que seu corpo pode dar, no entanto, para avisá-lo da desidratação iminente. Converse com seu médico sobre o tratamento adequado para a desidratação - especialmente se envolver os idosos, bebês ou crianças pequenas.
Sintomas da perda de líquidos corporais
Quando você está desidratado, seu corpo literalmente começará a secar. . Você pode perceber que você não precisa urinar tanto quanto normal ou não. Você pode estar com sede, mas isso nem sempre é o caso de pacientes idosos. Sua urina será amarelo escuro. Seus olhos, boca e lábios estarão secos. Você também pode sentir cãibras musculares causadas pela perda de eletrólitos através da urina, fezes diarréicas, vômito ou sudorese. Sua pele pode perder sua elasticidade. Se os fluidos no sangue caírem demasiado, pode afectar a função renal, o fígado, os intestinos, as articulações e os músculos. Seus olhos podem ter um aspecto afundado. O ponto fraco de um bebê ou a fontanela também podem estar afundados.
A desidratação pode afetar seu estado mental e a sensação geral de bem-estar. Você pode sentir-se sonolento, apático, cansado, sem força, irritável ou com dificuldade de concentração. Você também pode ter dores de cabeça, sentir tonturas, sentir-se tonto ou confuso. Na desidratação grave, os pacientes podem entrar em coma.
Desidratação nos bebês. A desidratação é um problema ainda mais grave para bebês e crianças pequenas, porque seus corpos contêm mais água por quilo do que crianças mais velhas ou adultos. Um bebê desidratado pode não precisar ser trocado tantas vezes quanto o usual. Eles podem chorar, mas você não pode ver nenhuma lágrima. Como os adultos, os olhos podem estar afundados e a boca seca. Você pode notar uma respiração rápida ou um batimento cardíaco mais rápido que o normal. Se você acha que um bebê ou uma criança pequena está desidratado, chame seu médico imediatamente para consulta e tratamento.
Sintomas que exigem cuidados profissionais
Os sinais de desidratação grave incluem confusão, batimento cardíaco acelerado, pulso fraco, mãos e pés frios, convulsões ou vômito ou fezes com sangue. Você não pode urinar por 8 horas ou mais. Sua pressão arterial pode cair fazendo você se sentir tonto ou prestes a desmaiar quando você se levanta. Você pode até perder completamente a consciência. A desidratação pode causar a morte se o seu sangue engrossar e parar de fluir. A desidratação grave requer intervenção médica profissional imediata. (Ver referência 2)