A hidratação é a chave para permanecer e se sentir saudável. Seu corpo tem um sistema intrincado de manter fluidos e eletrólitos equilibrados, e a hidratação adequada é um dos principais componentes desse processo. Se este sistema não estiver funcionando corretamente, você poderá sofrer as consequências perigosas da desidratação. Nos idosos, esse sistema de regulação pode não mais funcionar adequadamente sozinho, tornando a desidratação mais comum - tornando a hidratação adequada ainda mais importante.
A importância da hidratação
A desidratação é um fator de risco para aumento da morbidade. e mortalidade, especialmente em idosos. Esta condição pode levar à hospitalização, infecção, perda da função cognitiva e até a morte se não for tratada imediatamente. Devido a mudanças no corpo durante o envelhecimento, como a diminuição da água corporal total e a diminuição da capacidade de sentir sede, a desidratação pode ocorrer rapidamente em idosos. Manter-se hidratado todos os dias é a melhor maneira de evitar isso.
Sintomas de desidratação
Os sintomas de desidratação incluem boca seca, sem urina ou muito concentrada, olhos fundos, letargia, pressão arterial baixa, ritmo cardíaco acelerado e pele seca. Os sintomas da desidratação não devem ser negligenciados. Se você suspeitar que está desidratado, experimente beber quantidades pequenas e frequentes de líquidos, como água. Se os seus sintomas não melhorarem, chame seu médico ou vá ao hospital, pois a desidratação grave pode exigir atenção médica.
Exigências Diárias de Hidratação
As necessidades de água variam de um dia para o outro e de pessoa para pessoa. No entanto, a recomendação geral para fluidos é de pelo menos 6 a 8 xícaras, ou 48 a 64 onças líquidas diárias. Suas necessidades de líquidos podem ser aumentadas se você estiver perdendo o excesso de água através do suor ou da urina. Como regra geral, você deve beber 4 onças de água a cada 15 a 20 minutos durante períodos de perda excessiva.
Dicas de hidratação
Como o mecanismo de sede nos idosos pode ser disfuncional, concentre-se em beber pequenos quantidades frequentes de líquidos ao longo do dia, em vez de esperar para sentir sede. A água é a melhor opção para hidratação, mas os fluidos contam para a necessidade diária. Se você está bebendo suco ou refrigerante, tente misturá-lo com meio copo de água para reduzir o teor de açúcar e calorias. Além disso, você pode obter líquidos através de alimentos como sopas, frutas e vegetais frescos e picolés.