A natação faz você se sentir bem e infeliz ao mesmo tempo. Piscinas precisam de tratamento químico, muitas vezes com cloro, para evitar a propagação de doenças, mas você pode se preocupar com esses produtos químicos na água.
Apontando para os verdadeiros culpados
Embora os nadadores assumam que a presença de cloro Na piscina está causando-lhes angústia, os verdadeiros culpados são os subprodutos do processo de desinfecção, de acordo com Mary Pohlman, professora assistente de medicina clínica na Southern Illinois University School of Medicine e US Masters Swimming Sports Medicine membro do Comitê. As reações adversas experimentadas pelos nadadores apontam para a manutenção inadequada da piscina e a ventilação inadequada em piscinas cobertas.
O que realmente causa queimadura nos olhos
Os sintomas da sensibilidade à piscina variam. Queixas comuns incluem ardor nos olhos, comichão na pele e irritação nas fossas nasais. O cloro interage com a amônia da contaminação da urina para produzir diferentes tipos de cloraminas. A dicloramina, normalmente produzida a partir da interação de cloro e amônia, tem um odor pungente e causa irritação nos olhos e na pele em alguns nadadores. O dicloreto de nitrogênio, outro subproduto da interação do cloro com a amônia, causa irritação dos pulmões e das membranas nasais. O que fazer
Manter o equilíbrio adequado da piscina é a chave para reduzir as reações alérgicas relacionadas à piscina. Os níveis de pH da água desempenham um papel igualmente importante no conforto e desinfecção do nadador. Os níveis ideais de pH caem entre 7,2 e 7,8. Níveis mais altos de pH inibem as capacidades de desinfecção do cloro e níveis mais baixos criam um ambiente hostil para os nadadores. Níveis adequados de cloro também ajudam a prevenir reações, bem como possíveis infecções. Ironicamente, muito pouco cloro provoca reações com mais frequência do que cloro em excesso, segundo Pohlman na revista "Swimmer", porque o cloro livre desativa alguns irritantes de subproduto.
Se você sentir desconforto em piscinas cobertas, pode evitar problemas instalações de comutação ou natação fora. Usar grampos de nariz pode ajudar, assim como o banho depois de treinos com sabonetes e xampus de nadadores especializados.
O papel do desinfetante
Determinadas relações causais entre reações químicas da piscina e asma ainda não estão claras. Irritação pulmonar pode ocorrer como resultado de nadadores inalando produtos químicos pairando logo acima da superfície da água. Investigações sobre a relação entre trihalometano, outro subproduto de desinfecção e câncer de bexiga são inconclusivas, de acordo com o site Environmental Health Perspectives.
Equilibrando os Prós e Contras
Nadadores que sofrem com os efeitos colaterais da desinfecção da piscina precisam para equilibrar seu amor de nadar com as desvantagens. Os riscos para doenças transmitidas pela água em piscinas públicas são grandes, por isso, até que os pesquisadores encontrem formas mais baratas, mais eficientes e mais leves de desinfetar a água, o cloro continua sendo a resposta.