casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Marasmus Facts

Marasmus é uma forma grave de desnutrição energético-protéica que ocorre mais comumente em crianças que vivem em países em desenvolvimento. Pobreza, falta de comida e abastecimento de água inadequado ou contaminado com bactérias e parasitas são fatores que contribuem para esse transtorno. Embora o marasmo não seja uma ocorrência comum no mundo desenvolvido, o marasmo pode resultar de certas condições médicas em países de primeiro mundo. Crianças com doença cardiovascular, doença oncológica, doenças genéticas e doenças neurológicas podem desenvolver marasmo sem os fatores contribuintes gerais normalmente associados ao marasmo.

Sintomas de Marasmus

Os sintomas do marasmo dependem da gravidade da desnutrição experimentada pelo indivíduo, e os sintomas podem se manifestar diariamente ou ocasionalmente. Os sintomas do marasmo incluem diarréia crônica e persistente, perda de peso, fadiga e tontura. Em casos graves, os sintomas do marasmo também incluem vômitos prolongados, desmaios e níveis variáveis ​​de consciência, letargia, paralisia total ou parcial das pernas e perda do controle da bexiga ou do intestino.

Causas e fatores de risco do Marasmus

A deficiência de proteínas e calorias resulta em energia insuficiente para o corpo, causando marasmo. Existem vários fatores de risco que podem precipitar o marasmo. No entanto, um indivíduo pode desenvolver esse distúrbio sem nenhum desses fatores de risco. Os fatores de risco incluem fome crônica, suprimentos alimentares inadequados, deficiências de vitaminas, fontes de água contaminada e dietas sem grãos, frutas, vegetais e proteínas suficientes. Você pode minimizar o risco de desenvolver marasmo por comer uma dieta bem equilibrada, beber água limpa e receber tratamento médico adequado para infecções.

Tratar Marasmus

Uma vez que o médico diagnostica marasmo, o tratamento envolve alimentação especial e reidratação terapia e requer observação médica muito A reabilitação requer fluidos intravenosos, soluções de hidratação oral e tubos de alimentação nasogástrica. O valor nutricional que um indivíduo precisará na reabilitação inclui 150 quilocalorias por quilo por dia. Além disso, o indivíduo receberá tratamento para deficiências de vitaminas e minerais por meio de suplementação. Além disso, para reduzir a possibilidade de desenvolver infecções, os médicos irão administrar imunizações para indivíduos com marasmo.

Complicações de Marasmus

Marasmus também pode resultar em complicações muito graves, especialmente em lactentes e crianças. Não ter a nutrição adequada pode resultar em muitos problemas de desenvolvimento, tanto físicos quanto mentais. O marasmo também pode afetar todos os sistemas do corpo, incluindo o sistema endócrino, hematopoético, sistema imunológico, sistema cardiovascular, cérebro, sistema nervoso e trato digestivo. Algumas das complicações associadas ao marasmo incluem perda da visão ou cegueira, deformidade e destruição da articulação, perda de força, falha ou disfunção de diferentes órgãos e inconsciência.