Do ponto de vista elementar, todos os carboidratos são criados iguais. Isso também é verdade do ponto de vista dietético, pois todos os carboidratos digeríveis são divididos em glicose, a principal fonte de energia do corpo. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre vários carboidratos com base em como os blocos básicos de construção são montados.
Água + Carbono = Carboidratos
Carboidratos são construídos a partir de átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. A proporção é de aproximadamente uma proporção de 1: 2: 1 de carbono para hidrogênio para oxigênio. Como dois hidrogênios e um oxigênio produzem uma molécula de água, essa proporção é chamada de hidrato de carbono, do qual o termo carboidrato é derivado. Seu corpo decompõe os carboidratos em glicose, que alimenta a síntese de trifosfato de adenosina, ou ATP, a moeda energética do corpo. Quando este processo complexo de três fases está completo, os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio são reciclados como água e dióxido de carbono. Os carboidratos simples: monossacarídeos e dissacarídeos
Os monossacarídeos, ou açúcares simples, são o menor tipo de carboidrato, contendo três a sete átomos de carbono. O monossacarídeo mais comum é a glicose, seguida de frutose e galactose. Cada um tem seis carbonos. Os monossacarídeos livres não são encontrados nos alimentos em quantidades significativas. O que você encontra são dissacarídeos, que são dois monossacarídeos ligados entre si. A sacarose, ou açúcar de mesa, combina glicose e frutose e é o dissacarídeo mais comum. Os outros dissacarídeos comuns são lactose e maltose. A lactose, o açúcar natural encontrado no leite, combina galactose e glicose, enquanto a maltose combina duas unidades de glicose.
Carboidratos complexos: Oligossacarídeos e Polissacarídeos
Os oligossacarídeos são cadeias curtas de três a nove unidades monossacarídicas. Trissacarídeos, que possuem três unidades monossacarídicas, são o tipo encontrado mais comumente na natureza. Os tetrassacáridos têm quatro unidades, enquanto os pentassacarídeos têm cinco. Os polissacarídeos são cadeias longas de 10 ou mais unidades monossacarídicas. Alguns polissacarídeos incluem centenas ou milhares de “elos”. O polissacarídeo glicogênio é a principal forma de carboidrato armazenado em humanos e animais. Suas cadeias altamente ramificadas de moléculas de glicose são encontradas no fígado e no tecido muscular esquelético. Do ponto de vista nutricional, os outros polissacarídeos importantes são o amido, o carboidrato de armazenamento das plantas e a celulose, que forma as paredes celulares das plantas. Ambos são também feitos inteiramente de unidades de glicose.
Digestão de carboidratos
Dietary amidos e dissacarídeos são discriminados por enzimas digestivas em monossacarídeos, que são então absorvidos pelas células da parede intestinal. Sacarídeos de cadeia mais curta são geralmente digeridos mais rapidamente, embora isso dependa, em parte, de que outros alimentos são consumidos na mesma refeição. Oligossacarídeos são digeridos por bactérias no intestino. A celulose passa pelo seu corpo não digerida porque você não tem a enzima correta para quebrar as ligações únicas entre as unidades de glicose.