casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

9 Aminoácidos Essenciais em Soja

Proteína dietética fornece os blocos de construção química, chamados aminoácidos, para fabricar os muitos tipos diferentes de proteínas que seu corpo precisa para funcionar. Aminoácidos não essenciais são aqueles que seu corpo pode produzir com sua própria maquinaria celular. Em contraste, seu corpo é incapaz de produzir os aminoácidos essenciais; eles devem ser obtidos de sua dieta. Embora muitas proteínas animais forneçam o complemento completo de aminoácidos, a soja e a quinoa são os únicos alimentos derivados de plantas que contêm todos os nove aminoácidos essenciais.

Aspartato Família

Os aminoácidos essenciais são agrupados com base em semelhança química. Lisina, metionina e treonina são membros da família do aspartato de aminoácidos essenciais e são encontrados tanto na soja imatura quanto na madura. A lisina é incorporada em muitas proteínas importantes e é particularmente importante para a saúde dos seus ossos, músculos e articulações. A metionina é um dos dois únicos aminoácidos que contêm enxofre. Seu corpo usa metionina para formar o químico S-adenosil-L-metionina, mais conhecido como SAMe. Este produto químico participa de muitos processos metabólicos em vários órgãos, incluindo o cérebro e o fígado. A treonina possui uma região que comumente reage com moléculas de fosfato. A adição de fosfato a aminoácidos como a treonina é importante na ativação e desativação de proteínas.

A soja, tofu, leite de soja e outros produtos de soja contêm a família do piruvato de aminoácidos essenciais, incluindo a leucina, isoleucina e valina. As cadeias de aminoácidos dobram-se umas sobre as outras, dando diferentes formas específicas às proteínas. Leucina, isoleucina e valina são tipicamente encontradas no interior de moléculas de proteína, fazendo com que elas se dobrem de formas específicas e estabilizando sua estrutura tridimensional. Manter uma forma específica é fundamental para a função dos muitos tipos diferentes de proteínas em seu corpo.

Família aromática

A família aromática de aminoácidos essenciais inclui fenilalanina e triptofano. A palavra "aromático" não se refere ao odor desses aminoácidos, mas sim ao fato de que sua estrutura química inclui um anel de átomos de carbono ligados. Um dos muitos papéis importantes do triptofano em seu corpo é sua incorporação ao neurotransmissor serotonina. A fenilalanina é um componente de outras substâncias químicas importantes do sistema nervoso, incluindo epinefrina e dopamina. Quantidades insuficientes de aminoácidos aromáticos em sua dieta - a partir de soja ou outras fontes de proteína - podem diminuir a taxa de produção de serotonina, dopamina e epinefrina.

Histidina

Histidina tem uma estrutura química única ao contrário de outros essenciais aminoácidos. Seu corpo usa histidina para fabricar vários produtos químicos importantes, incluindo a histamina. A histamina é a substância química responsável por muitos dos sintomas de reações alérgicas e desempenha outras funções nos sistemas digestivo e nervoso.