O corpo humano decompõe a proteína, classificada como um macronutriente, nos aminoácidos individuais e depois os utiliza para construir os milhares de proteínas, incluindo a hemoglobina, necessárias para suportar as funções corporais. . A hemoglobina, a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, também requer uma molécula de ferro, um mineral essencial. Deixar de consumir quantidades adequadas de proteína, como em situações de desnutrição ou ferro, resulta em deficiências com uma variedade de sintomas.
A perda de massa muscular
Os alimentos que ingerimos fornecem ao organismo as proteínas de que ele precisa função. O Conselho Nacional de Alimentos e Nutrição recomenda que os adultos consumam 0,8 g de proteína para cada 1 kg de peso corporal, o que representa cerca de 15% de suas calorias totais, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard. Aqueles que seguem uma dieta vegetariana estrita ou aqueles com acesso limitado aos alimentos devido à pobreza têm um risco maior de deficiência de proteína. Quando você não ingere proteína dietética suficiente, seu organismo irá compensar a quebra de proteínas encontradas em seus músculos, levando a uma condição conhecida como perda de massa muscular ou atrofia muscular.
Fadiga
O corpo precisa de proteína e ferro para produzir hemoglobina - a proteína rica em ferro responsável pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. De fato, aproximadamente dois terços de todo o ferro em seu corpo podem ser encontrados na hemoglobina, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Uma deficiência em ferro ou proteína pode levar a uma diminuição na produção de hemoglobina, o que causa uma redução no número de hemácias funcionais, uma condição conhecida como anemia. Uma diminuição no funcionamento das células vermelhas do sangue reduz a quantidade de oxigênio circulando para as células por todo o corpo. Isso resulta em fadiga, os sintomas mais comuns da anemia. Fadiga é a sensação de cansaço extremo que não consegue resolver com o descanso.
Fraqueza
Juntamente com a fadiga, muitos com anemia experimentam falta de ar e tontura, especialmente quando em pé, de acordo com o National Heart Lung and Blood. Instituto. A combinação de sintomas que podem ocorrer como resultado de uma deficiência de proteína e deficiência de ferro pode deixá-lo fraco. Para combater esses sintomas, coma alimentos ricos em proteínas e ferro. Alimentos à base de animais, incluindo carnes vermelhas, aves e peixes, servem como a fonte mais rica de proteínas completas e fornecem ferro na forma mais eficazmente absorvida.