casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quantos tipos diferentes de aminoácidos formam uma proteína?

Os aminoácidos são substâncias de que você depende para formar todas as proteínas do seu corpo. Por sua vez, você confia nessas proteínas para funções vitais que incluem regulação gênica, formação de estruturas celulares e transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Qualquer proteína dada contém cerca de 20 aminoácidos diferentes.

Aminoácidos básicos

Embora existam mais tipos de aminoácidos em seu corpo, você precisa de apenas 20 para formar todas as suas várias proteínas. Em ordem alfabética, são alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, tirosina e valina. Cada um desses ácidos tem a mesma estrutura química básica, que inclui um átomo de carbono central, um átomo de hidrogênio, um grupo de átomos chamado de grupo amino e um grupo de átomos chamado de grupo carboxila. A característica distintiva de cada aminoácido é uma porção de sua estrutura chamada de cadeia lateral ou grupo R, que possui um arranjo químico único.

Proteína

O teor específico de aminoácidos de qualquer proteína é determinado pelas instruções genéticas dentro da célula que o cria. As instruções genéticas da célula parental também determinam a ordem dos aminoácidos dentro de uma proteína. Embora todas as proteínas contenham aproximadamente o mesmo complemento de aminoácidos, a ordem desses ácidos determina a forma básica de cada proteína e sua função em seu corpo. Com base em sua função, as classes de proteínas incluem proteínas globulares, que desencadeiam reações químicas; proteínas de membrana, que recebem mensagens químicas; e proteínas fibrosas, que fornecem estrutura celular.

Proteínas e Peptídeos

As conexões que mantêm os aminoácidos juntos dentro de qualquer proteína são chamadas de ligações peptídicas. Estas ligações formam-se entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amino do seu ácido vizinho. O mesmo tipo de aminoácido pode aparecer dentro de uma proteína várias vezes. Quando uma cadeia de aminoácidos contém uma sequência relativamente curta de ácidos, é comumente chamada de peptídeo em vez de proteína. As proteínas, por sua vez, contêm cadeias de aminoácidos relativamente longas, e os cientistas as chamam de polipeptídeos.

Considerações

Seu corpo contém cerca de 100.000 proteínas diferentes. Quando você ingere qualquer alimento em sua dieta que contenha proteína, seu corpo absorve essa proteína, decompõe-se em aminoácidos individuais e, em seguida, usa esses ácidos para formar as proteínas específicas que você precisa para sustentar sua função normal do corpo. Os aminoácidos arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina são comumente referidos como aminoácidos essenciais. Eles recebem esse nome porque seu corpo não consegue produzi-los por conta própria e precisa obtê-los de fontes alimentares.