PKU - ou fenilcetonúria - é um distúrbio metabólico no qual o corpo não pode quebrar o aminoácido fenilalanina. Se a fenilalanina se acumula no corpo por causa do distúrbio, ela pode causar danos cerebrais que levam a deficiências intelectuais e de desenvolvimento, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. Como a fenilalanina e outros aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, as pessoas com PKU devem seguir uma dieta rigorosa e com pouca proteína.
Frutas e Vegetais
Frutas e verduras contêm pouca, se alguma, proteína e eles são seguros para pessoas com PKU, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. De fato, como as proteínas são tão comuns nos alimentos, frutas e vegetais são frequentemente os principais componentes da dieta das pessoas que têm PKU.
Certas frutas
Produtos de grãos, como os que contêm trigo ou arroz, tipicamente contêm pelo menos alguma proteína. As pessoas com PKU normalmente podem comer alguns grãos, mas devem limitar e dividir as quantidades, porque comer muito de uma vez pode causar problemas. As pessoas que têm PKU podem tolerar alguma fenilalanina na dieta; Na verdade, o corpo requer alguma proteína. MayoClinic.com informa que as pessoas com PKU planejam planos de refeição com a quantidade total de fenilalanina em mente.
Fórmulas Especiais Como uma dieta sem proteínas também está ausente em várias vitaminas e minerais essenciais, pessoas que têm A PKU também deve consumir fórmulas especiais para evitar deficiências nutricionais e ajudar a mantê-las saudáveis. Essas fórmulas - usadas por bebês, crianças e adultos com a doença - contêm vitaminas, minerais e proteínas, mas são livres de fenilalanina, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. , , ] ]