Carboidratos e proteínas pertencem a uma classe de nutrientes chamada macronutrientes, que são nomeados pelo fato de que você precisa de grandes quantidades deles em seu corpo. Cada macronutriente garante que o seu corpo é capaz de realizar funções diferentes e importantes. Para manter seu corpo funcionando adequadamente, é importante consumir quantidades adequadas de carboidratos e proteínas.
Função dos carboidratos
A principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo, especialmente o cérebro e o sistema nervoso. sistema. Quando você come carboidratos, uma enzima chamada amilase os decompõe em um açúcar simples chamado glicose. O pâncreas libera um hormônio chamado insulina, que se liga à glicose e o traz para as células, para que possam usá-lo como energia. A insulina traz o excesso de glicose para o fígado, onde é convertido em glicogênio e armazenado para uso quando a ingestão de carboidratos é insuficiente. Quando você passa por um longo período sem comer carboidratos, outro hormônio pancreático chamado glucagon converte o glicogênio de volta em glicose para que você possa usá-lo como energia.
Função da Fibra
Fibra, um tipo específico de carboidrato, tem várias funções e benefícios para a saúde. A fibra pode prevenir e tratar a constipação e pode diminuir o risco de desenvolver diverticulite, uma doença digestiva. Fibra no seu trato digestivo puxa a água em seus intestinos, suavizando as fezes e acrescentando volume a ela. Isso torna as fezes mais fáceis de passar e pode reduzir o esforço associado à passagem de um banquinho duro. A fibra também diminui a taxa de absorção de açúcar nos intestinos, o que pode controlar os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Fibra também retarda a digestão, o que faz você ficar mais tempo e pode ajudá-lo a manter seu peso.
Funções de proteína
Proteína fornece seu corpo com o suporte estrutural que lhe permite mover e dobrar. A proteína mais abundante em seu corpo, o colágeno, mantém os vasos sanguíneos, ossos e pele saudáveis. A proteína também permite que seu corpo sintetize várias enzimas e hormônios e ajuda seu corpo a manter o equilíbrio de fluidos e equilíbrio ácido-base. As proteínas também podem atuar como mecanismos de transporte, transportando oxigênio, lipídios, vitaminas, eletrólitos e resíduos através do sangue. As proteínas podem fornecer energia ao seu corpo se a ingestão de carboidratos for insuficiente, mas “Nutrition and You”, de Joan Salge Blake, observa que você não deve confiar nas proteínas para obter energia, pois os carboidratos e gorduras são mais adequados para esse papel.> Considerações
As recomendações para carboidratos e proteínas dependem da ingestão de calorias. Carboidratos devem compreender 45 a 65 por cento de sua ingestão calórica diária, enquanto que a proteína deve incluir 10 a 35 por cento das calorias. Carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias por grama, portanto, se você consumir 2.000 calorias por dia, sua ingestão de carboidratos deve ser de 225 a 325 g, e a ingestão de proteínas deve ser de 50 a 175 g.