Os aminoácidos são pequenas moléculas que, quando unidas em uma cadeia longa e dobradas em uma estrutura globular, formam uma proteína. Seu corpo cria diferentes proteínas, reunindo combinações únicas e sequências de aminoácidos, que são fornecidas pelas proteínas alimentares que você consome. As proteínas alimentares contêm 20 aminoácidos diferentes e, destes, nove não podem ser sintetizados pelo seu corpo. Porque eles são, portanto, essenciais para a sua dieta, estes nove são conhecidos como aminoácidos essenciais. Incluindo fontes nutricionais de aminoácidos essenciais em sua dieta diária é vital para a saúde ideal.
Cada proteína que deriva de uma fonte animal contém o complemento total de aminoácidos essenciais. A carne, seja de vacas, porcos, ovelhas ou aves de capoeira, é uma rica fonte de proteína de alta qualidade, fornecendo todos os seus aminoácidos essenciais. Além disso, a carne pode fornecer outros nutrientes essenciais, como ferro, zinco, niacina e vitamina B-12, dependendo da fonte específica. Algumas carnes, no entanto, contribuem com altos níveis de gordura saturada e colesterol. Você pode evitar o consumo excessivo dessas gorduras insalubres, selecionando cortes magros de carne para se beneficiar de seu conteúdo de aminoácidos essenciais, minimizando os riscos para a saúde de gorduras saturadas.
Semelhantemente à carne, o peixe contribui com todo o aminoácidos essenciais que você precisa todos os dias. Alguns tipos de peixe são magros, enquanto outros, incluindo salmão, atum e cavala, fornecem sua dieta com gordura, além de proteína de alta qualidade. Ao contrário da gordura na carne, a gordura do peixe é principalmente insaturada, contribuindo para a saúde do seu sistema cardiovascular. Consumir peixe não só lhe dá aminoácidos essenciais, mas também melhora a saúde do seu coração.
Ovos e produtos lácteos
Ambos os ovos e produtos lácteos, incluindo leite fluido, suplementos de soro de leite, iogurte e queijo, fornecem alta qualidade proteína com toda a gama de aminoácidos essenciais. Além de proteína, os ovos contribuem com uma variedade de vitaminas e minerais para apoiar a boa saúde, enquanto os laticínios são especialmente abundantes em cálcio e fósforo, minerais que fortalecem seus dentes e ossos. Para minimizar o teor de gordura dos ovos e dos produtos lácteos, ao mesmo tempo em que se beneficia do conteúdo de aminoácidos, é possível selecionar produtos de claras em vez de ovos inteiros e consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura em vez de produtos integrais. p> A maioria das proteínas vegetais é incompleta porque lhes falta pelo menos um aminoácido essencial. Como as diferentes fontes vegetais são pobres em aminoácidos específicos, você pode combinar fontes vegetais complementares para criar uma proteína nutricionalmente completa. Por exemplo, os grãos fornecem os aminoácidos essenciais que faltam nas leguminosas e as leguminosas fornecem os aminoácidos essenciais que faltam nos grãos. Comer feijão preto em uma tortilla de milho, por exemplo, fornece sua dieta com todos os seus aminoácidos essenciais. , , ] ]