casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são as principais funções fisiológicas dos carboidratos e suas fontes?

Todas as células vivas contêm carboidratos, e esses nutrientes desempenham funções vitais para o corpo humano. Carboidratos são compostos de açúcares, que o corpo digere e converte em glicose ou açúcar no sangue. A glicose é usada diretamente pelas células como energia, armazenada no fígado e nos músculos como glicogênio para uso posterior de energia, convertida em gordura ou usada para sintetizar aminoácidos. Em geral, os carboidratos fornecem quatro funções fisiológicas no corpo humano.

Fonte de energia

A principal responsabilidade dos carboidratos é fornecer energia. A quebra da glicose e do glicogênio muscular fornece energia para toda a ação muscular. O consumo suficiente de carboidratos na dieta pode ajudar a manter os estoques de glicogênio no fígado e nos músculos. Quando não são prontamente usados ou consumidos em excesso, os carboidratos são facilmente convertidos em gordura, que o corpo também pode depender para uso posterior de energia.

Previne a degradação de proteínas

Quando a ingestão de carboidratos é insuficiente, o corpo não tem glicogênio que precisa para abastecer suas necessidades de energia. Enquanto a proteína normalmente mantém o crescimento e o reparo do tecido e desempenha um pequeno papel no fornecimento de energia às células, a falta de glicogênio resulta no organismo sintetizando glicose a partir de proteína e gordura, a fim de atender às suas necessidades energéticas. Este processo pode resultar em deficiência de proteína e uma quebra subseqüente no tecido muscular. A ingestão adequada de carboidratos pode, portanto, ajudar a manter os estoques de proteína adequados e manter o crescimento muscular.

Facilita o metabolismo da gordura

O subproduto ocorre como resultado do metabolismo de carboidratos que ajuda a facilitar o metabolismo da gordura normal. Semelhante à proteína, ingestão insuficiente de carboidratos pode resultar em uma dependência de gordura para energia. Enquanto o corpo pode confiar no metabolismo da gordura por um curto período de tempo, isso acabará por resultar em uma perda de energia e um estado de deficiência de nutrientes. O cérebro eo sistema nervoso central dependem de glicose no sangue Para funcionar adequadamente, e em condições em que a ingestão de carboidratos é insuficiente, as habilidades cognitivas sofrem. A hipoglicemia, ou baixa de açúcar no sangue, pode resultar em distúrbios do humor, tontura, fadiga, atraso na tomada de decisões e fraqueza geral. Em última análise, o cérebro vai depender da gordura para obter energia quando a ingestão insuficiente de carboidratos durar mais do que oito dias, de acordo com os “Princípios Básicos da Fisiologia do Exercício”. Fontes e Recomendações - De acordo com o Food and Nutrition Board do Instituto de Medicina, os carboidratos devem responder por 45 a 65% de sua ingestão calórica diária. As melhores fontes de carboidratos são complexas, ou aquelas que consistem em múltiplas moléculas de açúcar unidas. Os carboidratos complexos proporcionam um aumento constante e níveis de glicose no sangue, resultando em energia duradoura e saciedade ao longo do dia. As fontes ideais de carboidratos complexos incluem pães integrais e lanches, feijão, frutas e vegetais e sementes. , , ] ]