A isoleucina é um dos aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. As proteínas do alimento que você come e as proteínas do seu corpo contêm quantidades variáveis de isoleucina. Suas células usam a isoleucina que você come para várias finalidades diferentes, inclusive ajudando a fornecer energia às células.
Isoleucina
A isoleucina é muito semelhante em estrutura ao aminoácido leucina. Como todos os aminoácidos, tem um grupo ácido chamado ácido carboxílico e um grupo básico chamado amina como parte de sua estrutura. Sua identidade é determinada pela sua cadeia lateral, que é um grupo que varia de um aminoácido a outro e determina as propriedades químicas de cada aminoácido. A cadeia lateral da isoleucina tem a fórmula CH (CH3) CH2CH3, veja os Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica".
Proteinogênese
Uma das principais funções da isoleucina é a proteinogênese no corpo, o que significa que é um bloco de construção para as proteínas que as células do seu corpo produzem. Você não pode produzir as proteínas estruturais e funcionais de que seu corpo depende - incluindo a proteína que compõe o músculo, os anticorpos usados pelo sistema imunológico e uma variedade de hormônios - sem isoleucina. A isoleucina é um aminoácido essencial, o que significa que você tem que consumi-lo - você não pode fazê-lo a partir de outras moléculas, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica".
Energy
Outro uso importante da isoleucina no corpo é a produção de energia. Você quebra a isoleucina em uma molécula chamada acetil-CoA, que é a mesma molécula que você faz quando quebra os açúcares. Você então queima ainda mais acetil-CoA para produzir dióxido de carbono, oxigênio e uma grande quantidade de energia. Você também pode engordar com acetil-CoA, o que significa que o excesso de isoleucina na dieta - como outros nutrientes que fornecem energia adicional - pode levar ao armazenamento de gordura corporal. Outros usos