As proteínas são os blocos de construção da vida - e uma cadeia de aminoácidos forma a estrutura básica da proteína. A tirosina é um aminoácido não essencial, o que significa que o corpo o faz de outros aminoácidos; no entanto, durante períodos de estresse ou doença, seu corpo pode não produzir toda a tirosina necessária - e você teria que obtê-lo de fontes alimentares. Uma banana contém um alto nível de tirosina, além de nutrientes saudáveis, como potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. Outras fontes alimentares de tirosina incluem ovos, produtos lácteos, peixes, aves, grãos, nozes, sementes e legumes.
Por que o corpo precisa de tirosina
O corpo precisa de tirosina para produzir os neurotransmissores dopamina, epinefrina e norepinefrina - todos os químicos cerebrais que influenciam o humor. Neurotransmissores são mensageiros químicos através de suas células cerebrais se comunicam. Em outras palavras, eles controlam como pensamos e sentimos. A tirosina é o precursor da classe de neurotransmissores, que acelera a atividade cerebral. A dopamina desempenha um papel na regulação da energia, atenção e concentração mental. Epinefrina e norepinefrina são hormônios do estresse que também afetam as diferentes funções do corpo. Os baixos níveis de norepinefrina podem estar associados à diminuição do estado de alerta, concentração, motivação e energia - sintomas comuns na depressão. Enquanto o neurotransmissor dopamina contribui para a função do sistema nervoso autônomo e imunológico saudável, o estresse e a falta de sono podem esgotar as reservas do corpo. No entanto, uma vez que o aminoácido tirosina atravessa a barreira hematoencefálica, o nível de energia e o estado de alerta de uma pessoa aumentam. A tirosina também ajuda a regular os hormônios produzidos pelas glândulas tireóide, supra-renal e pituitária. Essas glândulas produzem os hormônios responsáveis pela regulação da energia.
Deficiência Embora seja incomum que os indivíduos sejam deficientes neste aminoácido não essencial, um baixo nível de tirosina no sangue pode causar sintomas como baixa pressão e A deficiência de tirosina também pode ser um sinal de uma tiróide hipoativa. Os sintomas comuns de uma tireoide com hipoatividade incluem fadiga, falta de energia e diminuição da cognição. Enquanto as bananas têm a reputação de serem alimentos de alta energia, a fruta - particularmente uma banana madura - tem um alto índice glicêmico, o que significa que ela libera glicose na corrente sanguínea rapidamente. O resultado é um aumento rápido do seu nível de açúcar no sangue, dando-lhe uma rápida explosão de energia em vez de resistência duradoura.
Nutrientes adicionais em Bananas
Além de ser uma fonte do aminoácido tirosina, bananas são ricos em fibras alimentares, potássio e outros nutrientes essenciais. A banana é um carboidrato complexo que oferece valor nutricional adicional. A fibra dietética na banana retarda a digestão e ajuda a regular a produção de serotonina - o hormônio do "bem-estar". O mineral magnésio encontrado nas bananas ajuda o corpo a produzir energia e eleva o humor. As vitaminas B também desempenham um papel no metabolismo energético. Além de ser uma fonte natural de tirosina, uma banana é uma fonte de triptofano, um aminoácido que o corpo precisa para produzir serotonina, uma substância química que tem um efeito calmante sobre o cérebro.