casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que são polímeros de proteínas?

Proteína é um termo geral usado para descrever centenas de milhares de substâncias feitas de blocos de construção chamados aminoácidos. Os aminoácidos formam proteínas ligando-se uns aos outros através de conexões chamadas ligações peptídicas. Os cientistas usam o termo polimerização para se referir à formação de cadeias peptídicas e, como resultado final desse processo, as proteínas são tecnicamente definidas como polímeros de aminoácidos.

Basics

Praticamente todas as proteínas vêm de uma combinação de apenas 20 moléculas diferentes de aminoácidos. Por sua vez, cada um desses ácidos é formado por um átomo central de carbono ligado a um átomo de hidrogênio, bem como um grupo de átomos chamado de grupo carboxila e outro grupo de átomos chamado de grupo amino. A coisa que distingue os aminoácidos um do outro é um elemento adicional chamado cadeia lateral; dependendo dos tipos de átomos na sua cadeia lateral, qualquer aminoácido dado tem características químicas ou propriedades diferentes.

Polimerização

Na presença um do outro, os diferentes tipos de moléculas de aminoácidos sofrem reações químicas que fazem eles se unem e formam moléculas maiores. Os cientistas referem-se a moléculas que passam por essas reações acumuladas como monômeros. Uma vez que eles vêm de cadeias de monômeros, as proteínas também são conhecidas como polímeros. Para se qualificar como proteínas, as cadeias de aminoácidos devem conter mais de cerca de 30 ácidos individuais. Se aproximadamente 30 ou menos aminoácidos se ligam, as cadeias resultantes são tipicamente referidas como peptídeos.

Proteína Polímero Usos

O corpo humano contém cerca de 100.000 diferentes proteínas poliméricas ou proteínas. Quando você ingere alimentos que contêm proteínas de animais ou plantas, seu corpo quebra seu conteúdo de proteína em aminoácidos individuais e, em seguida, usa esses ácidos para formar polímeros que atendem às necessidades nutricionais humanas. Usos específicos de polímeros de proteínas humanas incluem o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, a digestão de carboidratos e a formação de estruturas como músculos, pele, tendões e cabelos.

Considerações

Porque contêm materiais unidos por múltiplos peptídeos ligações, as proteínas são também por vezes referidas como polipéptidos. Além de proteínas, seu corpo usa o processo de polimerização para criar os ácidos nucléicos que formam o seu DNA. Os cientistas no campo de estudo chamado biotecnologia usam a polimerização em ambientes laboratoriais para reformar proteínas para fins médicos e industriais específicos. Eles também aplicam os princípios de polimerização para fabricar materiais sintéticos não-proteicos que incluem nylon, poliestireno, neoprene, baquelite e cloreto de polivinila, ou PVC. As plantas usam a polimerização para formar substâncias que incluem âmbar, celulose e goma-laca.