Os fabricantes produzem proteína de soja hidrolisada usando um processo que envolve produtos químicos artificiais agressivos. O processo de hidrólise ferve uma cuba de ácido, como o ácido sulfúrico, e neutraliza a solução resultante em soda cáustica. O subproduto ou lama raspada do tanque e deixada secar é o glutamato monossódico. MSG é o amino-sal resultante, comumente usado como um aditivo alimentar.
MSG e Proteína Hidrolisada
A indústria alimentícia usa proteínas hidrolisadas para adicionar e melhorar sabores em produtos manufaturados. O processo de hidrólise quebra as proteínas hidrolisadas em aminoácidos. Quando as proteínas degradadas se transformam em glutamato livre e se ligam ao sódio livre, elas formam o MSG. Quando os fabricantes produzem MSG através do processo de hidrólise, os regulamentos da Food and Drug Administration não exigem que os fabricantes listem o MSG como um ingrediente no produto alimentício embalado.
O que é o MSG e de onde ele vem?
O MSG é uma das muitas formas de ácido glutâmico, um aminoácido natural encontrado nos alimentos e no corpo. A maior parte do MSG comercial vem da fermentação de beterraba sacarina, melaço, cana-de-açúcar ou amido. Ao produzir MSG comercial, os fabricantes adicionam apenas o L-glutamato natural como agente aromatizante. Você também pode encontrar ácido glutâmico e seus sais em proteínas vegetais hidrolisadas, isolados de proteína e extrato de levedura.
Alergia a MSG é o mesmo que proteína vegetal hidrolisada?
Alguns indivíduos com alergias ao MSG podem ter o mesmo reação alérgica a proteínas vegetais hidrolisadas, como a soja. Mesmo que os fabricantes não sejam obrigados a rotular o conteúdo de MSG em produtos de soja hidrolisada, de acordo com “The Whole Soy Story”, esses produtos geralmente contêm uma quantidade significativa de MSG. Os sintomas de uma reação alérgica ao MSG incluem dores de cabeça, náuseas, dor no peito, ritmo cardíaco acelerado e pressão ou aperto facial. Se você tiver esses sintomas depois de consumir um produto de soja hidrolisado, você pode ter uma alergia ao MSG, e você não deve consumi-lo ou qualquer produto de soja hidrolisada.
O FDA tem muitas regras sobre rotulagem de produtos . No entanto, os fabricantes encontram continuamente maneiras de contornar essas regras de rotulagem de produtos. Por exemplo, se um rótulo de alimento indicar MSG sem adição, MSG não adicionado ou MSG, o produto alimentício ainda pode ter MSG sem violar as regras de rotulagem. Desde que o MSG não tenha sido adicionado diretamente ao produto, o fabricante pode usar essa lacuna para evitar listar o MSG como um ingrediente. Se um produto contém alguma proteína vegetal hidrolisada, contém alguma quantidade de MSG.