O L-triptofano é um aminoácido essencial necessário para a produção de serotonina. Algumas pessoas acham que aumentar seus níveis de L-triptofano ajuda a aliviar os sintomas de depressão ou insônia. No entanto, os suplementos alimentares específicos de L-triptofano foram proibidos pela Food and Drug Administration dos EUA em 1990, após um surto de síndrome eosinofílica-mialgia entre os usuários do suplemento. O surto de EMS foi rastreado para um lote contaminado de suplemento; L-triptofano ocorre naturalmente na comida e não há perigo de EMS de comer alimentos que contêm triptofano.
Sementes de abóbora
Sementes de abóbora são uma fonte natural de L-triptofano, com um teor de triptofano de 0,576 gramas por 100 gramas de sementes de abóbora secas. Sementes de abóbora torradas, com ou sem sal adicionado, têm um teor de triptofano ligeiramente inferior.
Leite e Leiteria
O leite contém naturalmente uma pequena quantidade de L-triptofano. Em seu livro de 2010, "Controle de peso e ingredientes de emagrecimento em tecnologia de alimentos", Susan Cho afirma que L-triptofano no leite desempenhou um papel no aumento da sensação de saciedade ou plenitude quando proteína dietética também foi consumida. Acredita-se que esse fenômeno esteja relacionado ao aumento da produção de serotonina quando os níveis de L-triptofano são elevados. Portanto, Cho recomenda o consumo de leite e proteína dietética juntos como uma maneira de ajudar na perda de peso. Outros produtos lácteos também contêm L-triptofano; ovos, por exemplo, têm 0,167 gramas de triptofano a cada 100 gramas não cozidos. O teor de L-triptofano de um ovo permanece quase o mesmo, 0,166 gramas, quando cozido.
Carnes
A Turquia é notoriamente conhecida por seu conteúdo de triptofano, embora na verdade não contém mais L-triptofano por 100 gramas do que qualquer outra carne. Todas as carnes são fontes de L-triptofano, embora os efeitos de tais níveis de L-triptofano no cérebro sejam insignificantes, a menos que você coma a carne com o estômago vazio, sem nenhuma outra proteína presente. A crença popular de que o peru no Dia de Ação de Graças causa sonolência é um mito; sonolência após uma festa de peru é mais provável devido a excessos em geral e consumo de álcool.