Proteger contra o câncer com leguminosas
Legumes, um alimento vegetal rico em proteínas, contêm várias substâncias promotoras de saúde, incluindo saponinas, observa um artigo publicado em 2004 no "Journal of Medicinal Food". Saponinas, que estão presentes em todas as leguminosas, como feijão, feijão preto, feijão e amendoim, podem ajudar a baixar os níveis de colesterol, melhorar a função imunológica e ajudar a proteger contra o câncer. Os autores da revisão observam que esses componentes têm uma ampla gama de usos, incluindo desde a redução de lipídios no sangue até o tratamento de envenenamento agudo por chumbo. Saponinas também podem ser capazes de reduzir o risco de pedras nos rins.
Reduzir o colesterol com soja
A soja é freqüentemente usada no lugar de proteínas animais porque elas não contêm colesterol e muito pouca gordura saturada. Artigo de 2003 publicado no "Journal of Perinatal Education". Além disso, a soja é o único vegetal que inclui todos os aminoácidos essenciais. A substituição de proteínas animais por proteínas de soja, como edamame, tofu e leite de soja, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, triglicérides e colesterol total, segundo os autores. A proteína de soja também pode ter alguma eficácia no controle do peso corporal e na redução do alto nível de açúcar no sangue em diabéticos. Um fitoquímico particular encontrado na soja, a genisteína, pode diminuir o risco de câncer.
Reduzir o risco de doenças cardíacas com nozes
Nozes - como amêndoas, nozes, pistache, castanha do Brasil, nozes, castanha de caju e avelãs - são proteínas vegetais de alta qualidade, ricas em fibras, minerais e outros compostos bioativos que podem ajudar a promover a boa saúde. Eles podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e cálculos biliares, observa um artigo de 2010 publicado em "Nutrientes". Os autores também mencionam o papel das nozes na redução da inflamação e do estresse oxidativo. As nozes são conhecidas por suas altas concentrações de minerais importantes, incluindo magnésio, cálcio e potássio.
Lectinas em outras plantas
Um grupo de proteínas em plantas conhecidas como lectinas tem propriedades anti-câncer em ambos os estudos de casos de tubo de ensaio e humanos, observa um artigo de 2005 publicado em "Critical Reviews in Food Science and Nutrition". Essas lectinas, encontradas em alimentos como milho, trigo, feijão, amendoim, tomate, banana, ervilha, soja, arroz, batata, lentilha e cogumelo, podem ser internalizadas nas células, bloqueando o crescimento de tumores cancerosos e modulando a função imunológica. ativando componentes do sistema imunológico.