O óxido nítrico é um gás que contém um átomo de nitrogênio e um átomo de oxigênio. Não é encontrado em alimentos ou bebidas; no entanto, o consumo de certas substâncias encontradas nos alimentos faz com que o corpo produza mais óxido nítrico. Segundo o “Manual of Dietetic Practice”, o óxido nítrico é um importante vasodilatador e neurotransmissor e é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico. No corpo, é produzido a partir do aminoácido arginina através da enzima óxido nítrico sintase.
Red Meat
A carne vermelha é uma fonte de arginina, relata MedLinePlus. A carne vermelha é um alimento ideal para os atletas, não só porque o óxido nítrico pode aumentar o desempenho do exercício, conforme relatado no "Manual de Prática Dietética", mas também porque é uma excelente fonte de proteína contendo todos os aminoácidos essenciais. Além disso, a carne vermelha é uma fonte de ferro e zinco. O ferro é essencial para os glóbulos vermelhos saudáveis, enquanto o zinco pode promover a recuperação e regula os níveis saudáveis de hormônios. Camarão
O camarão é uma fonte de arginina, de acordo com a Universidade do Havaí. Além disso, o Serviço Nacional de Pesca Marinha relata que o camarão é muito rico em selênio, um oligoelemento que é incorporado em enzimas antioxidantes dentro de seu corpo. Como a maioria dos outros tipos de frutos do mar, o camarão é uma fonte de ácidos graxos ômega-3. Esses nutrientes estão associados a uma série de benefícios para a saúde, incluindo o desenvolvimento ideal do cérebro, proteção contra doenças cardíacas e câncer, e regulação do humor. A Universidade do Havaí informa que nozes e sementes também são fontes da arginina precursora de óxido nítrico. Eles estão concentrados em proteína e gordura, no entanto, a gordura dentro de nozes e sementes é do tipo insaturado, que é coração saudável. Nozes e sementes tendem a ser boas fontes de várias vitaminas e minerais, incluindo zinco e cálcio. Este último é essencial para a contração muscular e ossos e dentes saudáveis.
Melancia
A melancia é alta no aminoácido citrulina. No corpo, a citrulina é convertida em arginina, que consequentemente é usada para produzir óxido nítrico. Um estudo publicado na edição de março de 2007 da revista Nutrition descobriu que o consumo de suco de melancia por humanos adultos saudáveis resultou em aumentos significativos dos níveis de arginina no sangue. As doses utilizadas foram 780 e 1560 gramas de suco de melancia por dia durante três semanas, o que equivale a cerca de 1 e 2 gramas de citrulina por dia, respectivamente. Em comparação com o grupo que não recebeu o suco, os níveis de arginina no sangue aumentaram em 12% e 22% nos grupos de dose baixa e alta, respectivamente.
, , ] ]