Os ácidos nucléicos são grandes biomoléculas que codificam a informação genética e ajudam a produzir proteínas funcionais e estruturais a partir dessa informação. Eles incluem o DNA familiar e a molécula menos familiar, mas relacionada, o RNA. Os ácidos nucléicos são polímeros, como muitas outras moléculas grandes, e consistem em uma série de monômeros ligados quimicamente.
Monômeros e Polímeros
Monômero significa "uma unidade", enquanto polímero significa "muitas unidades". Em química, muitos compostos são polímeros, moléculas grandes que consistem em repetir unidades idênticas ou muito similares. Uma maneira de visualizar a diferença entre um monômero e um polímero é imaginar fazer uma cadeia de clipes de papel. Cada clipe de papel seria um monômero e a cadeia seria um polímero. Exemplos de polímeros para além de ácidos nucleicos incluem amido e proteína. Os plásticos, embora não sejam componentes da dieta, também são polímeros.
Nucleotídeos
Os monômeros que compõem os ácidos nucléicos são chamados de nucleotídeos. Cada nucleotídeo tem três partes: uma base contendo nitrogênio, um açúcar e um grupo fosfato, que é uma partícula contendo fósforo. Cada nucleotídeo tem a mesma composição básica; o açúcar é em forma de anel, com a base contendo nitrogênio presa a um lado do anel e o grupo fosfato anexado mais ao redor do anel, quase em frente à base contendo nitrogênio. Existem cinco diferentes bases contendo nitrogênio.
Ácidos Nucleicos
Os ácidos nucléicos são DNA, que significa ácido desoxirribonucleico, e RNA, ou ácido ribonucleico. O DNA codifica a informação genética e é armazenado no núcleo de uma célula, explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". O RNA tem papéis estruturais e funcionais. Na verdade, existem vários tipos de RNA, mas eles trabalham juntos para produzir proteínas a partir da informação contida no DNA de uma célula. Eles transferem informações para fora do núcleo e trabalham para montar blocos de construção em proteínas. Enquanto o DNA e o RNA são feitos de nucleotídeos, os nucleotídeos são um pouco diferentes. No caso do DNA, o açúcar central é chamado de desoxirribose, enquanto no RNA o açúcar central é a ribose, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Outra diferença é a forma geral do polímero; o polímero de DNA é em forma de escada, com duas "espinhas dorsais" de açúcar e fosfato e "degraus" feitos de bases contendo nitrogênio. O RNA, por outro lado, tem um único backbone de fosfato e açúcar.