Existem três tipos de nutrientes que fornecem energia às suas células e que você precisa em grandes quantidades. Estes são chamados de macronutrientes e incluem carboidratos - dos quais os polissacarídeos são um subconjunto - lipídios ou gorduras e proteínas. Suas células usam os macronutrientes para geração de energia e para fornecer blocos de construção para moléculas celulares.
Macronutrientes
Enquanto você precisa de vitaminas e minerais, chamados micronutrientes, para se manter saudável e funcional, são os macronutrientes nos quais você confia em cima de energia celular. Carboidratos, gorduras e proteínas contêm energia química em suas ligações. Quando você consome alimentos, você quebra os constituintes dos macronutrientes em moléculas menores que você absorve na corrente sanguínea. Em seguida, você queima essas moléculas menores no nível celular para fornecer necessidades de energia ou armazená-las para uso posterior de energia. Polissacarídeos Os polissacarídeos são uma classe de carboidratos. Os polissacarídeos digestíveis são mais comumente chamados de amido. A fibra também é um polissacarídeo, mas não é digerível e não fornece energia, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Polissacarídeos são compostos de longas cadeias de blocos de construção chamados monossacarídeos, que são açúcares. Quando você consome amido, você o divide em seus monossacarídeos constituintes e os absorve na corrente sanguínea.
Lipídios
Os lipídios são gorduras. Existem muitos tipos diferentes de lipídios, incluindo o colesterol e os fosfolipídios que compõem as membranas celulares, mas os lipídios que você consome nos alimentos e usa como energia são os triglicérides. Os triglicerídeos contêm muito mais energia por grama do que os carboidratos e as proteínas, por isso são uma fonte rica e valiosa de energia celular, explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". Você pode queimar triglicérides para obter energia imediatamente ou armazená-los no tecido adiposo.
Proteínas
Quando você consome proteínas, você as quebra em suas moléculas constituintes, que são chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos servem a vários propósitos no corpo: como os monossacarídeos e triglicérides, eles são uma fonte de energia para as células. Eles também são as moléculas precursoras de certos neurotransmissores e outros produtos químicos de comunicação. Finalmente, eles são os blocos de construção das proteínas que suas células produzem. Por exemplo, as células do trato digestivo produzem enzimas digestivas, que são proteínas, reunindo aminoácidos. , , ] ]