Aminoácidos essenciais
Seu corpo deve obter nove tipos de aminoácido dos alimentos porque não pode produzi-los. Esses nove aminoácidos - chamados aminoácidos essenciais - são leucina, histidina, isoleucina, valina, metionina, triptofano, fenilalanina e treonina.
Aminoácidos não essenciais
Seu corpo também usa outros aminoácidos , mas você não precisa obtê-los de sua dieta porque seu corpo os produz naturalmente. Estes aminoácidos não essenciais incluem asparagina, alanina, ácido aspártico e ácido glutâmico. "não essencial" referem-se apenas ao fato de você precisar obter esses aminoácidos em sua dieta, não se eles são necessários para processos corporais normais, que são todos os 13.
Aminoácidos condicionais -
A categoria restante de aminoácidos é chamada de "condicional" porque nem sempre é necessária. Mas se você tem certas doenças ou alto estresse, seu corpo pode precisar delas. Aminoácidos condicionais incluem arginina, tirosina, cisteína, glutamina, ornitina, glicina, serina e pralina.
Todas as fontes de alimentos vegetais e animais contêm algumas proteínas, mas nem todas fornecem os mesmos tipos de proteínas. aminoácidos. Se você seguir uma dieta equilibrada típica, você deve ter variedade suficiente em sua dieta para fornecer os vários aminoácidos. No entanto, se você seguir uma dieta que restrinja certas fontes de proteína, talvez seja necessário encontrar fontes alternativas de proteína que substituam os aminoácidos específicos que sua dieta não possui. Por exemplo, proteínas animais, ou carnes, contêm todos os aminoácidos essenciais que seu corpo precisa. Mas isso representa um problema para os vegetarianos e veganos, que precisam encontrar fontes vegetais que forneçam os aminoácidos essenciais de que necessitam suas dietas. Soja e quinoa são dois alimentos à base de plantas comumente consumidos que contêm proteínas completas.
Considerações
Se você tem uma dieta atípica, consulte um médico ou nutricionista para ajudá-lo a elaborar um plano alimentar que forneça nutrientes que seu corpo precisa, incluindo aminoácidos essenciais. Caso contrário, incorpore em sua dieta uma variedade de fontes de alta proteína, como peixes, aves, carne magra, produtos lácteos com baixo teor de gordura, sementes, legumes e nozes. A ingestão recomendada de proteínas é de 46 gramas por dia para mulheres e 56 gramas por dia para homens.