Conteúdo de Proteína
O teor de proteína na quinoa varia de 10 a 18% comparado a 2 a 8 por cento para a maioria dos grãos. Além disso, a quinoa contém todas as oito proteínas essenciais de aminoácidos. Excluindo soja e cogumelos, todas as oito proteínas amino são na sua maioria ausentes de fontes de alimentos vegetais e não animais. Aminoácidos ajudam a construir músculos e reparar tecidos danificados.
Minerais e Vitaminas
Quinoa é um alimento rico em minerais. Os minerais primários e vestigiais incluem sódio, cálcio, magnésio, potássio, fosfato, selênio, cromo, cobre e manganês. Ao contrário da maioria dos grãos que são pobres em minerais, a quinoa tem altos níveis de minerais. Os seis dos nove minerais essenciais encontrados em quantidades significativas em quinoa incluem manganês, selênio, ferro, cobre, cromo e zinco.
As vitaminas também são encontradas em quantidades significativas em quinoa (ver referência 3), no entanto, os tipos de vitaminas são limitados em comparação com a maioria dos vegetais. Vitaminas encontradas em altas concentrações incluem vitamina E, ácido fólico, ácido pantotênico e vitaminas B1, B2, B3 e B6 (ver referência 3). Benefícios para a saúde
Numerosos efeitos benéficos foram atribuídos à quinoa. Estes incluem a prevenção da osteoporose, doenças cardíacas e danos oxidativos nos tecidos e órgãos. A proteção antioxidante das mitocôndrias pela quinoa é muito importante. As mitocôndrias usam grandes quantidades de oxigênio para a respiração aeróbica e são propensas a danos oxidativos. O manganês desempenha um papel crítico nos efeitos antioxidantes da quinoa na mitocôndria.
, , ] ]