Mais de 5.000 anos atrás, no alto dos Andes, os Incas começaram a cultivar quinoa como um de seus principais alimentos. culturas, acreditando que deu poder e resistência aos seus guerreiros. Quinoa também foi usada em seus rituais cerimoniais. Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América do Sul no século XVI, eles queimaram e destruíram os campos de quinoa como parte do esforço para aniquilar a cultura Inca. Mas a quinoa sobreviveu crescendo selvagem nas montanhas ou sendo cultivada em segredo em pequenas quantidades. Na década de 1980, dois norte-americanos tropeçaram nessa antiga e super nutritiva comida e começaram a cultivá-la perto de Boulder, Colorado. Desde então, a popularidade da quinoa explodiu em todo o mundo.
Conhecendo Quinoa
Embora seja cozido e comido como um grão, a quinoa é tecnicamente uma semente, e está relacionada com espinafre, acelga e beterraba. Ela cresce melhor em regiões montanhosas, a mais de 10 mil pés acima do nível do mar, e prospera em solos pobres, ar rarefeito e condições climáticas extremas. Os talos de quinoa têm 3 a 6 pés de altura e cada planta pode produzir até um copo de sementes! As sementes são redondas, aproximadamente do mesmo tamanho de sementes de milho ou gergelim, e vêm em um arco-íris de cores, de vermelho para roxo para verde para amarelo, mas a quinoa que é mais comumente encontrada nas lojas é uma cor quase branca. Procure por quinoa na seção a granel de lojas de alimentos naturais, ou na seção orgânica de supermercados convencionais.
Uma proteína completa e muito mais
Quinoa é uma proteína completa, o que significa que ela contém todo o aminoácidos necessários para as nossas necessidades nutricionais. Proteínas completas são raras no mundo das plantas, tornando a quinoa um excelente alimento para vegetarianos e veganos, ou para qualquer pessoa que esteja procurando uma fonte protéica saudável. Também é rico em ferro e cálcio, e é uma boa fonte de manganês, magnésio e cobre, bem como fibras.
Cozinhando com Quinoa
A maioria das quinoas comercialmente disponíveis já foi limpa, mas você ainda deve dê uma lavagem completa antes de cozinhar para ter certeza de remover quaisquer saponinas remanescentes, uma resina com sabão que proteja as sementes enquanto elas estão crescendo, mas pode dar um gosto amargo se não for removida. Combine uma xícara de quinoa lavada em duas xícaras de água ou caldo, deixe ferver e deixe ferver por 10 a 15 minutos, até que as sementes se tornem translúcidas e o germe da semente se desenrole para formar uma pequena "cauda". A quinoa tem um leve sabor ligeiramente noz e uma textura fofa. Ele faz um saboroso mingau ou caçarola e pode ser adicionado a sopas e guisados.
O grão de escolha sem glúten
Quinoa é naturalmente sem glúten, tornando-se um excelente alimento para pacientes celíacos ou outras pessoas seguindo uma dieta sem glúten. A farinha de quinoa é ótima para assar biscoitos, pães e muffins, e flocos de quinoa são um substituto perfeito para a farinha de aveia.