Muitas pessoas escolhem cereais para um café da manhã rápido e fácil. É importante escolher um cereal que contenha um alto teor de nutrientes com baixo teor de açúcar e gordura. O uso de um leite desnatado ou com baixo teor de gordura ajuda a adicionar nutrição à refeição sem gordura e calorias adicionais. Existem vários nutrientes para procurar em seu cereal matinal.
Folato
O folato, ou ácido fólico, é adicionado a farinhas e grãos enriquecidos que normalmente são o ingrediente base para os cereais. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos, o folato ajuda a produzir e manter novas células, é necessário para construir os blocos de células e ajuda a prevenir alterações no DNA que podem levar ao câncer. É também um nutriente importante para as mulheres em idade fértil para a prevenção da espinha bífida, um defeito do tubo neural que pode ocorrer no útero.
Fibra
A fibra é um polissacarídeo insolúvel que está presente em grãos integrais. É importante escolher um cereal com alto teor de fibra. A fibra faz com que o corpo se sinta cheio por um longo período de tempo, o que pode ajudar as pessoas a consumirem menos calorias. Também é importante para a saúde digestiva. A fibra também tem sido associada à diminuição do risco cardiovascular e à progressão mais lenta das doenças cardiovasculares em indivíduos de alto risco, de acordo com a American Heart Association. Uma dieta saudável inclui seis a oito porções de grãos por dia, metade dos quais deve ser de grãos integrais.
Ferro
Muitos cereais são fortificados com ferro. Quase 2/3 do ferro no organismo são encontrados na hemoglobina, a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos com menores quantidades encontradas na mioglobina, uma proteína que ajuda a fornecer oxigênio ao músculo e nas enzimas que auxiliam nas reações bioquímicas, diz Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Consumir vitamina C adicional ajudará o corpo a absorver mais ferro.