Comer um punhado de mirtilos doces e frescos pode parecer uma indulgência decadente, mas essas pequenas bagas embalam um grande estímulo nutricional. Mirtilos têm sido utilizados para fins medicinais pelos índios americanos há séculos, e desde que a baga é nativa da América do Norte, você não deve ter problemas para comprar a fruta quando está na estação e desfrutar dos muitos benefícios de saúde. Um alqueire de antioxidantes
O corpo produz naturalmente radicais livres durante o processo de metabolismo. Com o tempo, os radicais livres podem contribuir para o câncer e outras doenças. Antioxidantes encontrados em muitas frutas e vegetais ajudam a neutralizar esses radicais livres, e alimentos ricos em antioxidantes são uma parte importante de uma dieta saudável. Os mirtilos são uma escolha particularmente boa porque contêm um alto nível de antioxidantes, particularmente quando ingeridos crus. Blueberries enlatados contêm menos antioxidantes. Os antioxidantes também podem ajudar a reduzir o declínio mental relacionado à idade, como visto em estudos de laboratório de 2005 realizados em ratos pelo Centro de Pesquisa de Nutrição Humana do Jean Mayer USDA sobre o envelhecimento e publicado em "Neurobiology of Aging". Os mirtilos podem ajudar a reduzir o risco de infecções do trato urinário impedindo que as bactérias se acumulem nas paredes do trato urinário, de acordo com o cientista Rutgers Amy B. Howell em um artigo de 1999 para o Boletim Blueberries publicado pela Rutgers Cooperative Extension. do Condado de Atlantic. Estas bagas escuras também podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade. O poder redutor de colesterol dos mirtilos é atribuído aos flavonóides, que dão às bagas a sua cor. Os baixos níveis de colesterol estão associados a um menor risco de doença cardiovascular e derrame cerebral.
Nosh on Nutrients
Os mirtilos são pobres em calorias e ricos em muitos outros nutrientes importantes. Uma xícara de blueberries frescas tem apenas 84 calorias e menos de meio grama de gordura. Eles são ricos em fibras, com 3,6 gramas por porção de 1 xícara, e uma excelente fonte de outras vitaminas também. Cada xícara de blueberries contém 24% de seu valor diário de vitamina C, 36% de sua vitamina K necessária e 25% de seu valor diário de manganês com base em uma dieta de 2.000 calorias.
Considerações sobre Consumo
Se comer blueberries simples não é sua coisa, tente adicioná-los a outros alimentos para colher seus inúmeros benefícios para a saúde. Adicione bagas ao seu café da manhã, polvilhando-os em cereais ou farinha de aveia. Muffins e panquecas naturalmente adoçados com blueberries também são uma boa opção para o café da manhã. Smoothies, iogurte e saladas de frutas fazem sobremesas nutritivas quando você incorpora blueberries e outras frutas nutritivas.