Uma dieta bem equilibrada, incluindo a ingestão de frutas pode mantê-lo saudável. De fato, o USDA recomenda que a maioria dos adultos consiga entre 1,5 e 2 xícaras de frutas por dia. As bananas podem ser uma parte essencial de sua ingestão diária de frutas. A banana não é apenas um lanche de baixa caloria e baixo teor de gordura, mas também pode conter elementos que podem melhorar e proteger sua saúde cardiovascular e digestiva.
Conteúdo nutricional
As bananas devem ser parte de um dieta saudável e são seguros para incluir diariamente. Uma banana média contém cerca de 105 calorias. Há pouco mais de 1 grama de proteína e menos de 0,5 g de gordura em uma banana. Existem quase 27 g de carboidratos em uma banana média com 14 g de açúcares naturais e mais de 3 g de fibra. As bananas também contêm uma série de importantes vitaminas e minerais, incluindo cálcio, ferro, magnésio, potássio, selênio, flúor, vitaminas C, K e B6, folato, beta-caroteno, tiamina, riboflavina, niacina e luteína. O consumo diário de bananas pode reduzir o risco de sofrer derrame, de acordo com um estudo publicado na "American Academy of Neurology" em 2002. Por quatro a oito anos, 5.600 homens e mulheres com 65 anos ou mais, sem histórico de AVC foram seguidos. Suas dietas e incidentes de AVC foram analisados e registrados. Aqueles indivíduos com o menor nível de potássio na dieta foram 1,5 vezes mais propensos a sofrer um derrame. Baixo teor de potássio na dieta foi considerado inferior a 2,4 g por dia.
Hipertensão
As bananas também podem influenciar a saúde do seu sistema cardiovascular, mantendo a sua pressão arterial em um intervalo seguro. O potássio dentro de uma banana pode ser o modo como as bananas podem melhorar a saúde cardiovascular. Suplementos de potássio têm sido elogiados há muito tempo por sua capacidade de ajudar a baixar a pressão arterial, um estudo publicado em "Hipertensão" em 2005, provou que a ingestão de potássio na dieta é tão eficaz quanto um suplemento de potássio. Citrato de potássio, o tipo de potássio nos alimentos é tão eficaz, se não mais, que o cloreto de potássio, a versão sintética do potássio. De fato, os participantes deste estudo conseguiram reduzir sua pressão de uma média de 151/93 para 138/88, enquanto aumentavam o citrato de potássio na dieta. Esta é uma diminuição significativa para alguém que está tentando reduzir a pressão arterial por meio de mudanças no estilo de vida.
Saúde e Bem-Estar As bananas podem ser consideradas uma boa fonte de fibra alimentar. A fibra dentro de uma banana promove a saúde gastrointestinal. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir a constipação e reduzir o risco de desenvolver doenças do sistema digestivo. A fibra dietética aumenta o tamanho das suas fezes, tornando-as mais fáceis de se mover através dos intestinos e mais fáceis de segregar. Um banquinho maior também trabalha os músculos lisos do sistema digestivo, o que pode ser suficiente para prevenir hemorróidas ou diverticulite.