O selênio é um mineral encontrado naturalmente em frutos do mar, nozes, carne, laticínios e grãos, bem como em suplementos. O selênio é essencial para o DNA, hormônios da tireóide, reprodução e proteção contra oxidação. Pode também proteger contra o câncer e reduzir o risco de doença cardiovascular. A dose dietética recomendada de selênio para adultos com idades entre 19 e 50 anos é de 55 microgramas por dia.
Grãos e Legumes
O teor de selênio em alimentos à base de plantas pode variar dependendo do solo no local onde a cultura é cultivada. Em geral, uma fatia de pão integral, 1 xícara de aveia e 1 xícara de feijão cozido contém 13 microgramas de selênio. Uma xícara de macarrão enriquecido contém 37 microgramas e uma xícara de arroz integral cozido contém 19 microgramas. Os vegetais tendem a ser fontes relativamente pobres de selênio. Uma xícara de espinafre congelado contém 11 microgramas, comparado a uma xícara de alface americana, que não contém nenhum. As cenouras também não contêm selênio. Uma batata contém apenas 1 micrograma.
Carne e Aves
A carne é uma boa fonte de selênio que os americanos confiam para o mineral. Três onças de peru contém 31 microgramas de selênio, enquanto 3 onças de frango contém 22 microgramas. Três onças de carne e presunto contêm 33 microgramas e 42 microgramas, respectivamente. Três onças de carne moída com 25% de gordura contêm apenas 18 microgramas de selênio. Carnes orgânicas contêm uma quantidade maior de selênio do que carnes musculares.
Nozes
As castanhas do Brasil são uma das melhores fontes de selênio, dependendo do conteúdo do solo. Castanha do Brasil pode conter até 544 microgramas de selênio por apenas 1 onça. Uma onça de grãos de girassol tem 23 microgramas, em comparação com uma onça de amêndoas, que tem menos de 1 micrograma. Uma onça de castanha de caju, pistache e nozes tem 6, 3 e 2 microgramas, respectivamente.
Marisco e Laticínios
Marisco e laticínios são outras boas fontes de selênio. Três onças de atum tem 92 microgramas de selênio, halibute tem 47 microgramas, sardinha tem 45 microgramas e camarão contém 40 microgramas de selênio. Uma xícara de 1 por cento de queijo cottage tem 20 microgramas de selênio. Uma xícara de 1 por cento de leite e uma xícara de iogurte desnatado contêm apenas 8 microgramas de selênio.