Fornecer nutrição abundante
Uma banana de tamanho médio contém 110 calorias. As bananas são naturalmente isentas de gordura, colesterol e sódio. Cada banana contém cerca de 3 gramas de fibra, o que representa 12% da sua necessidade diária. Fibra dietética ajuda a mover o lixo através dos intestinos e prevenir a constipação. Enquanto uma banana tem apenas 1 grama de proteína, ela oferece 30 gramas de carboidratos, dando-lhe um rápido aumento de energia.
Contendo Vitaminas
As bananas contêm vitaminas B, incluindo folato, riboflavina e niacina. Eles são uma fonte particularmente boa de vitamina B-6, que ajuda a produzir anticorpos e hemoglobina, enquanto mantém a função nervosa saudável e os níveis de glicose no sangue. Uma banana média contém 15% de sua necessidade diária de vitamina C, que é um antioxidante. Os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo dos danos causados pela digestão e exposição à fumaça e à radiação do tabaco. Esse dano, chamado oxidação, se acumula com o tempo e pode desempenhar um papel em muitas doenças crônicas, assim como no envelhecimento. A vitamina C também é vital para o crescimento de todos os tecidos e para a reparação e manutenção de dentes e ossos saudáveis.
Melhore a função muscular
As bananas contêm potássio, que é necessário para o funcionamento saudável do sistema nervoso e dos músculos. Se você é deficiente em potássio, seus músculos podem ficar cansados e fracos, e você pode sentir cólicas dolorosas. Uma banana média tem 450 miligramas de potássio, o que representa quase 10% dos 4.700 miligramas de potássio que você precisa diariamente. É por isso que muitos atletas adoram bananas para evitar cãibras durante treinamentos e eventos.
Promover a saúde intestinal
Em um estudo publicado em "Anaeróbios" em 2011, cientistas analisaram os efeitos das bananas em mulheres com problemas gastrointestinais e problemas de peso. Eles davam a algumas mulheres uma banana média duas vezes ao dia e outras mulheres bebiam uma bebida com sabor de banana ou uma xícara de água. Eles coletaram amostras de fezes no início, meio e fim do estudo. A partir do meio do caminho até o final do estudo, as mulheres que comeram duas bananas por dia apresentaram um inchaço significativamente menor do que aquelas que não comeram bananas. Eles também tinham quantidades ligeiramente maiores de bactérias intestinais saudáveis, que são necessárias para a digestão adequada de nutrientes.
Reduzir os níveis de glicose e colesterol
Em um estudo publicado no "Journal of the Science of Food and Agriculture" "Em 2014, os cientistas investigaram o efeito das bananas nos níveis de glicose. Em um estudo com animais, eles induziram diabetes - uma condição de níveis muito altos de glicose - e depois deram ao extrato de banana de ratos. Concluíram que o extrato de banana impediu a absorção de carboidratos, que tem efeito antidiabético. Mas os efeitos de comer bananas em diabetes em humanos não foram examinados. Em outro estudo sobre ratos, publicado no "Journal of Dietary Supplements" em 2009, os cientistas descobriram que os flavonóides da banana diminuíram os níveis de colesterol, triglicérides, fosfolipídios e ácidos graxos. Este efeito não foi testado em humanos.