O acetato de sódio é usado em vários setores: como um tampão na produção de petróleo, um retardante na produção de plástico e é um intermediário na produção de corantes, pigmentos, sabões e produtos farmacêuticos. ). Na indústria alimentícia, o acetato de sódio é adicionado a muitos alimentos como regulador de acidez, emulsificante e conservante, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ver referência 2). Acetato de sódio também é geralmente reconhecido como seguro, ou GRAS, pelo Departamento de Agricultura dos EUA. (ver referência 3). O banco de dados de alimentos on-line da GSFA tem uma lista extensa de alimentos contendo acetato de sódio e algumas categorias são descritas abaixo (todas da Referência 2).
O acetato de sódio é predominantemente usado como emulsificante e conservante em queijos processados e laticínios. É utilizado na maioria das preparações de queijo, incluindo queijos curados, queijo processado e análogos de queijo, tais como queijo de imitação e pós de queijo. Os produtos lácteos que podem conter acetato de sódio incluem creme azedo, soro de leite coalhado, iogurte, leite condensado e qualquer bebida láctea ou à base de soro de leite. Ler o rótulo do ingrediente de qualquer queijo ou produto lácteo é a melhor maneira de determinar se o acetato de sódio é adicionado.
Frutas e vegetais processados
Quando frutas e vegetais são processados por métodos como enlatamento ou secagem, sódio acetato pode ser adicionado como um regulador de acidez para evitar o crescimento de bactérias perigosas, além de atuar como conservante. Além disso, os spreads de nozes e sementes, como manteiga de amendoim e leguminosas preservadas, como feijões e lentilhas, podem ter adição de acetato de sódio. Novamente, a melhor maneira que você pode verificar para o acetato de sódio é olhar para o rótulo do ingrediente de qualquer produto embalado ou enlatado de frutas ou vegetais.
Carnes processadas e peixes
Carne processada ou aves como carnes frias, carne enlatada e até mesmo os invólucros comestíveis em salsichas podem ter acetato de sódio adicionado como conservante. Os peixes que são fermentados ou enlatados também podem ter acetato de sódio para impedir o crescimento bacteriano e promover uma vida útil mais longa. Exemplos incluem sardinhas enlatadas, pastas de peixe e outros tipos de moluscos fermentados, muitas vezes encontrados na culinária asiática.
Sobremesas preparadas comercialmente
Você pode se surpreender ao saber quantas sobremesas diferentes contêm acetato de sódio como emulsificante ou conservante. Sobremesas à base de ovos, como cremes, guloseimas à base de laticínios, como sorvete e pudim, e alimentos de confeitaria, como chocolate, doces e glacê, podem ter adição de acetato de sódio. Mesmo gelados comestíveis como sorvete ou sorbet podem incluí-lo! Como sempre, você pode conferir o rótulo do ingrediente para ver se o seu deleite favorito tem adição de acetato de sódio.
Temperos e condimentos líquidos
Se você gosta de chips de sal e vinagre embalados, pode surpreendê-lo ao saber que pode ser acetato de sódio proporcionando um sabor levemente picante em vez de sal e vinagre reais. Além desses chips, o acetato de sódio pode ser usado em vários condimentos, incluindo vinagre, mostarda, caldos, sopas, molhos e pastas à base de gordura, como misturas de margarina e manteiga. Sua função em condimentos depende do produto, variando de um emulsificante em mostarda e molhos a um conservante em produtos à base de gordura.