D-chiro-inositol é uma variante química do inositol, uma vitamina B. De acordo com o livro "A Solução de Dieta Natural para SOP e Infertilidade: Como Gerenciar a Síndrome dos Ovários Policísticos Naturalmente", por Dunne e Slater, o d-chiro-inositol pode diminuir a testosterona e melhorar a fertilidade em mulheres com excesso de peso que sofrem de síndrome dos ovários policísticos. SOP, aumentando a sensibilidade à insulina e normalizando os níveis de glicose. D-chiro-inositol está disponível em muitos alimentos.
O trigo mourisco
D-chiro-inositol está presente na maior concentração de trigo, que na verdade é uma fruta. O trigo mourisco pode ser separado em farinha, kasha, grits, grumos e farelo de trigo sarraceno, que também é chamado farinetta. Farelo de trigo sarraceno pode ser facilmente adicionado a misturas de pães, massas, panquecas e qualquer outra receita que requer farinha ou farinha de rosca.
Lecitina de Soja
D-chiro-inositol também está presente na lecitina de soja. A lecitina de soja é um aditivo alimentar que evita a deterioração dos alimentos e emulsifica os produtos, mantendo os componentes do óleo e da água misturados. A lecitina de soja pode ser encontrada em sorvetes, cremes de café, margarina, manteiga de amendoim e fórmulas infantis.
Melão de Figo
Cucurbrita ficifolia, também conhecido como melão de folha de figo, abóbora de folha de figo ou abóbora asiática, é um squash nativo da América do Norte e do Sul e é comumente usado para tratar diabetes na Ásia por causa de seu alto teor de d-chiro-inositol. O fruto é oblongo e pesa mais de 10 libras quando maduro.
Legumes
Legumes, como lentilhas, germe de trigo e grão de bico, também conhecido como grão de bico, contêm baixos níveis de d-chiro-inositol. Assim, o hummus pode ser uma boa fonte de d-chiro-inositol. O xarope de alfarroba e o pó de alfarroba, que podem ser adicionados a muitas receitas de panificação como substitutos do chocolate, também são ricos em d-chiro-inositol. No entanto, receitas de alfarrobeiras com alto teor de carboidratos podem não ser saudáveis para quem procura aumentar a sensibilidade à insulina, uma das principais razões para ingerir mais d-chiro-inositol.