Existe muita controvérsia entre beber leite cru e pasteurizado. Os defensores do leite pasteurizado dizem que é mais seguro e que o leite cru pode causar doenças graves. Os defensores do leite cru dizem que o leite cru é seguro e melhor para sua saúde e que a pasteurização destrói os nutrientes vitais do leite. A pasteurização tem sido usada por mais de 120 anos. O processo envolve aquecer o leite para destruir quaisquer patógenos potencialmente perigosos que possam causar doenças. O método mais comum de pasteurização usado hoje nos Estados Unidos, conhecido como pasteurização a curto prazo de alta temperatura, aquece o leite a uma temperatura de 161 graus F durante pelo menos 15 segundos. Outro método comum conhecido como ultra-pasteurização aquece o leite a 180 graus F durante dois segundos. Este método essencialmente esteriliza o leite para que ele não precise ser refrigerado até ser aberto e prolonga muito a vida de prateleira.
Defensores do leite cru -
Uma campanha pelo leite real, um projeto da Weston A. Price Foundation , defende o leite pasteurizado, não transformado e com muito gordura, observando que o leite cru produzido sob condições sanitárias é um alimento seguro e saudável. A campanha alega que o calor da pasteurização e ultra-pasteurização desativam muitos componentes do leite que fortalecem o sistema imunológico, matam os patógenos e promovem a saúde em geral. Além disso, a campanha diz que o leite cru pode curar asma e alergias e que muitas pessoas diagnosticadas com intolerância à lactose podem digeri-lo sem problemas. Sally Fallon Morell, presidente da Weston A. Price Foundation, observa que a frequência de doenças de todos os produtos lácteos, pasteurizados ou crus, é muito baixa.
Opositores do leite cru
A Food and Drug Administration tem uma postura firme sobre o leite cru e todos os outros produtos lácteos produzidos a partir do leite cru: eles são um sério risco para a saúde. De acordo com a FDA, o leite cru pode conter cepas de bactérias, incluindo salmonela, E. coli e listeria, que podem levar a doenças que causam vômitos, diarréia e sintomas semelhantes aos da gripe, que em casos graves podem ser fatais. A agência também observa que, ao contrário da crença popular, a pasteurização não causa intolerância à lactose ou reduz o valor nutricional do leite.
Tomar uma decisão
Embora o leite cru tenha o potencial de causar doenças, se não for manuseado corretamente , o risco associado aos produtos lácteos crus é muito baixo. De fato, uma avaliação de risco de 2003 pelo FDA documenta um risco muito maior por porção de carnes frias do que o leite cru, por uma doença comum transmitida por alimentos. Leis sobre a venda de leite cru variam de estado para estado; alguns estados permitem a venda a varejo, enquanto outros apenas permitem vendas do farm para o consumidor; e em alguns estados a venda de leite cru é ilegal. No final, você deve pesar os prós e contras e decidir por si mesmo se o leite cru ou pasteurizado é ideal para você.