casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Que tipo de carboidrato é lactose?

Os carboidratos são uma das três classes de compostos de macronutrientes, que são nutrientes que você precisa em grandes quantidades diariamente para suprir suas necessidades de energia celular e para servir de blocos de construção para produtos celulares. A lactose, ou açúcar do leite, é um açúcar, que é uma subcategoria de carboidratos. Carboidratos Os carboidratos incluem açúcares, amido e fibras, que consistem em uma ou mais unidades menores chamadas monossacarídeos. "Monossacarídeo" significa "unidade de açúcar único", e as propriedades de carboidratos variam dependendo de quantos monossacarídeos de que elas consistem. Aqueles feitos de 1 ou 2 monossacarídeos são açúcares, enquanto carboidratos maiores incluem amido e fibra. Os açúcares têm gosto doce, porque se ligam a receptores de doçura na língua, enquanto os carboidratos maiores não se ligam ao receptor de doçura.

Lactose

A lactose é um dissacarídeo, o que significa que é composta de duas unidades de monossacarídeos. . Especificamente, os monossacarídeos em lactose são glicose e galactose. A glicose é muito comum na natureza e na comida; Também é encontrado em açúcar de mesa, amido e fibra. A fórmula química da lactose é C12H22O11, que é idêntica à da sacarose, ou açúcar de mesa. Apesar de suas fórmulas químicas idênticas, no entanto, a lactose e a sacarose não têm gosto semelhante; a sacarose é muito mais doce.

Uso da lactose

Quando você consome a lactose - o que ocorre quando você consome laticínios - você a quebra em seus monossacarídeos constituintes e os absorve separadamente. Suas células podem então absorver glicose e galactose e usá-las como fontes de energia celular. Você pode queimar os monossacarídeos imediatamente, ou convertê-los em glicogênio ou gordura, ambos os quais são moléculas de armazenamento de energia.

Intolerância à lactose

Todos os carboidratos que você consome para energia são digeridos por diferentes enzimas. A enzima responsável por quebrar a lactose para que você possa absorver os monossacarídeos é chamada de lactase. Alguns indivíduos - aqueles com intolerância à lactose - não produzem lactase suficiente. Como resultado, eles experimentam sintomas de desconforto gástrico, incluindo cólicas e inchaço, após o consumo de alimentos contendo lactose. Você pode tomar suplementação de lactase quando come laticínios para ajudar a evitar esses sintomas.