A pectina e o ágar são substâncias gelatinosas que têm uma variedade de aplicações, incluindo aplicações em alimentos. "Both come from vegetable sources;", 3, [[A pectina é uma fibra solúvel encontrada nas plantas, enquanto que o ágar provém de várias espécies de algas. Quimicamente, eles estão intimamente relacionados, e ambos consistem em longas cadeias de moléculas de açúcar.
Pectina
A pectina é uma grande molécula que se enquadra na categoria bioquímica de um heteropolissacarídeo, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Os polissacarídeos são longas cadeias de moléculas de açúcar, ou monossacarídeos, e o prefixo "hetero" significa que a pectina consiste em vários monossacarídeos diferentes. A pectina é por vezes referida como um tipo de fibra solúvel, o que significa que, embora se dissolva na água, o seu trato digestivo não pode quebrá-lo na mesma medida que pode açúcares e amidos.
Pectina Usa
Agar é mais conhecido pela maioria dos americanos como a substância gelatinosa que os biólogos usam para cultivar bactérias. Na Ásia, no entanto, é um agente gelificante usado para fazer uma variedade de sobremesas. A estrutura do ágar é um tanto similar, da perspectiva macroscópica, àquela da pectina; como a pectina, é composta de unidades de monossacarídeos. O ágar é um pouco mais consistente em sua estrutura do que a pectina; consiste principalmente do monossacarídeo galactose, que é semelhante à glicose, explicam os Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica".
Agar Usos
Como pectina, ágar é uma fibra solúvel e serve como um agente de volume para fezes, o que pode ajudar a melhorar a regularidade do intestino. Você não pode digerir bem, assim como a pectina, não fornece uma nutrição significativa. Sua aplicação mais importante na ciência é como um meio de crescimento para bactérias; É possível misturar vários nutrientes com ágar para produzir o meio de crescimento perfeito para muitos microrganismos, e os cientistas podem usar diferentes aditivos de ágar para selecionar e monitorar o crescimento de espécies bacterianas.