Uma dieta rica em fibras pode fornecer nutrientes importantes e prevenir a constipação em mulheres grávidas. A American Pregnancy Association recomenda que as mulheres grávidas atinjam 25 a 30 gramas de fibra alimentar diariamente. A manutenção da hidratação adequada é sugerida também para as mulheres, particularmente quando se consome uma dieta rica em fibras. Para obter melhores resultados, discuta as mudanças na dieta com seu médico antes de tomá-las.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais fornecem uma variedade de valiosas vitaminas, minerais, antioxidantes (nutrientes que combatem doenças) e fibras alimentares. Frutas particularmente ricas em fibras incluem framboesas, peras, maçãs, morangos, bananas, figos e passas. Vegetais ricos em fibras incluem alcachofras, ervilhas, brócolis, nabo, milho doce, couve de Bruxelas, batatas assadas (com casca) e cenouras. Uma variedade de frutas e vegetais frescos e coloridos pode fornecer benefícios nutricionais mais amplos. De acordo com a American Dietetic Association, 2 xícaras de frutas mais 2 1/2 xícaras de vegetais podem suprir a maior parte das necessidades diárias dos adultos, ou um total de 20 a 35 gramas.
Grãos integrais
Grãos integrais como como trigo integral, búlgaro, espelta, cevada, centeio, aveia, arroz integral, arroz selvagem e pipoca fornecem quantidades valiosas de fibra alimentar, além de numerosas vitaminas e minerais. Os cereais fortificados com vitaminas quentes e frias fornecem quantidades valiosas de ácido fólico - uma vitamina B importante na prevenção de defeitos congênitos. Macarrão integral, cevada cozida, centeio ou farinha de aveia, pipoca picada com ar, biscoitos integrais e pão integral feito a partir de qualquer combinação ou número de grãos fornecem quantidades significativas de fibra dietética.
Legumes
Legumes, como ervilhas, feijão preto, feijão, grão de bico e lentilhas, também fornecem grandes quantidades de fibras. Alguns grãos, como o feijão Great Northern, também fornecem folato. Como os legumes são ricos em proteínas e carboidratos, eles podem ajudar a promover o equilíbrio de açúcar no sangue, além da saúde digestiva em mulheres grávidas. Como as leguminosas variam em nutrientes específicos e teor de fibras, recomenda-se uma variedade para benefícios nutricionais mais amplos. Alimentos ricos em fibra feitos de leguminosas incluem sopa de ervilha, dal (um prato de lentilha indiana), burritos de feijão, chili à base de feijão, homus (molho feito de grão de bico), "hambúrgueres" vegetarianos e saladas de feijão. Para melhores benefícios para a saúde, alimentos ricos em fibras com baixo teor de gorduras saturadas são recomendados.