casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O efeito da dieta de alta fibra na absorção de medicamentos

A fibra dietética é a parte indigesta das plantas que altera a maneira pela qual o trato gastrointestinal absorve outros nutrientes. Por si só, a fibra não tem calorias, mas proporciona uma sensação de plenitude após as refeições. Grãos integrais, feijões, nozes, farelo de trigo, frutas e legumes são as principais fontes de fibras. Especialistas estudaram a fibra dietética por seu impacto benéfico sobre a saúde do cólon e digestivo, mas uma dieta rica em fibras também tem as conseqüências negativas de retardar ou parar a absorção de certos medicamentos.

Absorção

Absorção descreve o movimento de uma substância dos intestinos para a corrente sanguínea antes de se tornar "biodisponível" para o resto do seu corpo. A taxa de absorção depende de vários fatores, incluindo a ingestão de alimentos e o estado da sua saúde gastrointestinal, mas normalmente é inferior a 100%. A absorção só se aplica a medicamentos administrados por via oral. Uma injeção diretamente no sangue ignora o sistema digestivo completamente.

Efeitos da fibra

Vários tipos de fibras têm diferentes funções no corpo. A fibra solúvel parece se ligar aos ácidos biliares e formar uma substância parecida com um gel no trato digestivo. Isso diminui a absorção de certos nutrientes e medicamentos na corrente sanguínea. Por exemplo, sabe-se que tem um impacto sobre o colesterol e a glicose, e alguns especialistas também estudaram o modo como a fibra afeta a absorção de minerais, embora nenhum impacto tenha sido encontrado. Pelo contrário, a presença de fitato na fibra de cereais parece diminuir a absorção de minerais, de acordo com o Instituto Linus Pauling.

Medicação

A fibra dietética pode interferir significativamente na absorção e eficácia dos seguintes medicamentos prescritos: tricíclico antidepressivos, tais como doxepina e imipramina; medicação antidiabética, como glibenclamida e metformina; o medicamento para apreensão conhecido como carbamazepina; digoxina, que é usada para regular a função cardíaca; lítio, que ajuda com vários distúrbios psicológicos; penicilina; e medicação para colesterol, como colestiramina e colestipol. Além disso, farelo de aveia e pectina de frutas podem interferir com certas estatinas.

Recomendações

A dieta americana média contém apenas 14 g de fibra por dia. Uma quantidade mais adequada, de acordo com o Dietary Guidelines for Americans, de 2005, é de pelo menos 14 g de fibra para cada 1.000 calorias consumidas. Este tipo de dieta rica em fibras implica comer uma quantidade significativa de fibra em cada refeição - alguns alimentos contêm mais de 5 g em uma única porção - mas a melhor maneira de evitar a interferência é abster-se de tomar medicação até duas ou três horas após o consumo "of fiber-rich foods.", 3, [[Se você estiver tomando medicamentos, talvez tenha que trabalhar com seu médico para estabelecer um plano alimentar que inclua fibras suficientes ao longo do dia.

, , ] ]