casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A fibra impede que as calorias sejam absorvidas?

Absorção de calorias, ou absorção de alimentos, é um termo que descreve a passagem dos nutrientes dos alimentos do intestino delgado para a corrente sanguínea. A absorção segue um processo chamado digestão, que quebra sua comida em pedaços pequenos o suficiente para tornar a absorção possível. A fibra é uma forma indigesta de carboidrato que não é decomposta e não interfere na absorção de alimentos ou calorias.

Absorção de alimentos noções básicas

A absorção ocorre no revestimento do intestino delgado. Nos adultos, essa parte do trato digestivo tem cerca de 1,5 a 2 polegadas de largura e mede cerca de 22 pés quando esticada até o seu comprimento total. Seu revestimento intestinal contém inúmeras dobras, que por sua vez são cobertas por pequenas projeções chamadas vilosidades. Cada projeção de vilosidades é coberta por projeções ainda menores chamadas microvilosidades. Em combinação, as dobras, vilos e microvilosidades do intestino delgado fornecem uma extensa área de superfície para a absorção de alimentos. Células especializadas nessa área de superfície absorvem nutrientes digeridos e os depositam em sua corrente sanguínea.

Fibra e seus efeitos

A fibra vem de uma variedade de alimentos à base de plantas em dietas humanas, incluindo frutas, feijões, todo grãos e alguns legumes. A fibra que vem de dentro das células vegetais é solúvel em água; tipos desta fibra solúvel incluem substâncias chamadas goma e pectina. A fibra que vem das paredes das células vegetais não se dissolve na água; tipos da fibra insolúvel incluem lignina, celulose e hemicelulose. Quando a fibra solúvel passa pelo seu sistema, ela adquire uma consistência gelatinosa e ajuda seu corpo a controlar seus níveis de glicose e colesterol no sangue. Quando a fibra insolúvel passa pelo seu sistema, ela melhora a velocidade da digestão e adiciona volume às suas fezes.

Consumo reduzido de calorias

Consumo de alimentos ricos em fibras pode levar a uma diminuição indireta na quantidade de calorias disponível para o seu corpo, notas MayoClinic.com. Quando você come alimentos ricos em fibras, normalmente precisa gastar uma quantidade considerável de tempo mastigando-os. Este tempo de mastigação prolongado dá-lhe tempo extra para reconhecer sinais de que o seu estômago está cheio. Por sua vez, o reconhecimento desses sinais pode reduzir suas chances de comer em excesso e consumir calorias desnecessárias. Além disso, a fibra na comida pode aumentar o tamanho físico de sua refeição e fazer você se sentir satisfeito por períodos mais longos, mesmo quando a ingestão calórica real diminui.

Considerações

Várias condições podem reduzir sua ingestão. capacidade normal de absorver nutrientes ou calorias da sua comida. Estes incluem a intolerância à lactose, que decorre de uma incapacidade de decompor os açúcares do leite e a doença celíaca, que se origina da incapacidade de processar uma proteína encontrada na cevada, no centeio e no trigo. A maioria dos americanos consome pouco mais de um terço da fibra recomendada para uma boa saúde, segundo a Colorado State University. Recomendações específicas de fibras variam com idade e sexo. Consulte o seu médico para obter mais informações sobre fibras e os fatores envolvidos na absorção de calorias.